Anestesia: procedimento e preparação do paciente

Compartilhe

Durante o programa Frente a Frente, Neuro Zambam conversou com os doutores Jaderson Wollmeister e Alcides D'Artagnan.

Os anestesiologistas falaram sobre a formação em medicina e motivos que os levaram a optar pela especialização em anestesiologia.

Comentaram sobre a relação ‘médico e paciente’, contato direto com o profissional de anestesia, que desenvolveu o termo medicina perioperátoria, que se trata da avaliação feita do paciente nos períodos antes e depois do procedimento operatório, um dos principais fatores responsáveis pela diminuição de mortes durante cirurgias.

Jaderson falou também que a anestesia de um modo geral sempre existiu, porém de uma maneira mais complexa do que a relatada em livros e desenvolveu-se em culturas e períodos históricos diferentes, citando como exemplo, itens como pólvora e cachaça, utilizados para anestesiar ferimentos de soldados durante a guerra.

Os tipos de anestesias são geral, regional e loco-regional. Para cirurgia de grande porte frequentemente é utilizada a anestesia geral.

O anestesiologista cede ao cirurgião o suporte necessário para a realização do procedimento cirúrgico e eventualmente pode ser feito um prolongamento ou uma conversão anestésica.

Também falaram sobre as diferenças em anestesiar pessoas de diferentes faixas etárias, informando que tanto crianças quanto idosos merecem cuidados especiais que não são pertinentes aos mais jovens. Por exemplo, um paciente idoso tem maior chance de possuir algum problema cardíaco do que um paciente de 20 anos, uma criança pequena tolera menos o frio do que um paciente jovem, pois tem menos músculos, menor capacidade de tremer e fazer com que o corpo recupere o calor.

Todos os tipos de anestésicos possuem um valor de dosagem que não pode ser ultrapassado e o especialista deve estar sempre atento na hora do procedimento, executando-o com segurança.

Acompanhe mais entrevistas do programa Frente a Frente, de segunda a sexta-feira, sintonize na AM 730, baixe o aplicativo Rádio Planalto em seu smartphone,  acesse o Portal rdplanalto.com ou assista a programação através das lives na página da Rádio Planalto no Facebook.


____________________________

Texto por Gabriela Soldá

Leia Também Oncologista do Hospital da Cidade palestra em Machadinho Projeto que incentiva gestantes a realizar pré-natal segue no Zachia Uso contínuo de descongestionantes nasais traz riscos à saúde HC divulga Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Jonatas da Fonseca Conterno