O regionalismo e o gaúcho

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

O Rio Grande do Sul tem suas tradições baseadas no regionalismo. Talvez isso seja um dos principais fatores que diferenciam tanto nossa cultura, uma vez que em cada região do estado, ela se manifesta de uma forma mais autêntica daquela determinada localidade, e ao se expandir, atinge todo o estado e se difunde para as demais regiões.

Quando folcloristas como Paixão Cortês e Barbosa Lessa iniciaram suas pesquisas, procuraram visitar as localidades no interior do nosso estado, onde ainda se havia preservado aquilo que havia se perdido em demasia em pouco tempo. Essas pesquisas acabaram por afirmar o que mais tarde Antonio Augusto Fagundes registraria em seu livro Curso de Tradicionalismo na frase “O Rio Grande do Sul é um mosaico étnico”. Ao falar em mosaico étnico, não me restrinjo somente a questão da diversidade de etnias que formaram nosso estado, mas sim, a todos os aspectos genuinamente regionais que contribuíram tanto no folclore, como na cultura do Rio Grande.

Ao mesclarmos o grande regionalismo que temos, aquele regionalismo genuíno, antes da chegada das diferentes etnias, vemos o surgimento do gaúcho. Ao incrementarmos as etnias que ajudaram a ampliar a cultura sul-rio-grandense, vemos que hoje, somos um verdadeiro mosaico, e essa grande gama cultural, de certo modo, bem diversificada, faz o Rio Grande ser como ele é hoje. Ao viajarmos por ele percebemos isso claramente: a grande presença italiana na Serra Gaúcha; a cultura alemã na região do vale do rio Caí em cidades como Santa Cruz do Sul, famosa pela Oktoberfest; a arquitetura açoriana nas cidades de Triunfo e Taquari; a presença da cultura remanescente dos indígenas na região missioneira; o gaúcho próprio da campanha, da lida no campo com o cavalo da região da Campanha.

O regionalismo nada mais é do que o reflexo nas obras literárias, na música, nas vestimentas, no falar, das típicas tradições e costumes de determinada região. É a verdadeira raiz, onde se encontra as vertentes da tradição gaúcha, e a verdadeira ideologia que forjou o sul-rio-grandense através dos séculos!

Leia Também Hérnia Inguinal – Tratamento Aproveite o inverno para emagrecer Cuidados com a segurança A Fiscalização Ambiental