Alimentação no Carnaval: o que consumir para manter a energia?

Compartilhe
Durante o Saúde em Debate, Patric Cavalcanti conversou com a nutricionista Amanda Postal Paula sobre a alimentação no período de carnaval.
Levando em consideração o aumento no consumo de álcool nesta época e por ser uma temporada quente, devido ao verão, Amanda dá dicas aos foliões que optarem por curtir as festividades durante dias consecutivos da semana. 

Aconselha a todos que tenham uma alimentação mais saudável e equilibrada, para que consigam aproveitar melhor os dias de festa. 
Indica como alimentação equilibrada, para café da manhã, alimentos como iogurtes, ovos, sementes, frutas e sucos naturais, sendo estas, opções que compõe uma alimentação bem variada e com diversos nutrientes para manter a disposição em alta. 

Opções práticas como sanduíches, são aconselháveis quando enriquecidos com vegetais, por exemplo, ao invés de comer só pão presunto e queijo, acrescentar cenoura ralada, tomate, alface, etc.

Refeições principais como almoço e janta também são aconselháveis junto com uma boa porção de vegetais, para que possam contemplar todos os nutrientes necessários, também, pode ser acrescentada uma porção de proteína adequada, combinada com carboidratos como mandioca e batata-doce. O prato também pode ser composto por uma carne, se possível, frango ou peixe.

O ideal é de que a última refeição, antes da pessoa sair para a festa, seja mais leve, pra não prejudicar a digestão. Se possível, também ingerir algum alimento leve durante a noite, para recompor os nutrientes e manter a energia, como frutas, castanhas e sucos naturais.

Para ajudar a diminuir a ressaca no dia seguinte, o ideal é consumir água em maior quantidade do que o habitual, chá de boldo e suco ‘detox’ feito com frutas cítricas, também são uma boa opção para quem quer desintoxicar o organismo.

Acompanhe mais entrevistas no Saúde em Debate, todas as quartas-feiras, das 10h às 11h.
Sintonize na AM 730, baixe o aplicativo Rádio Planalto em seu smartphone, acesse o Portal rdplanalto.com ou assista a programação através das lives na página da Rádio Planalto no Facebook.
_____________________
Texto por Gabriela Soldá


Prefere ouvir a entrevista? Nosso Portal disponibiliza para você. Ouça abaixo:

  • Saúde em Debate - Amanda Postal Paula (nutricionista)

Leia Também Sobe para 621 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria Prefeitura cobra do Estado solução de problemas na UBS Jerônimo Coelho Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil HSVP abre oficialmente a sua Mostra Centenária