Papa Francisco nomeia bispo para Lages

Compartilhe

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, a nomeação que o papa Francisco fez para a vacante diocese de Lages (SC). O nomeado é dom Guilherme Antônio Werlang, até então bispo de Ipameri (GO). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano” desta quarta-feira, às 12 horas de Roma.

Dom Guilherme Werlang

O novo bispo de Lages nasceu em 05 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Fez seus estudos eclesiásticos (Teologia e Filosofia) entre 1972 e 1977. Sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família foi em 22 de fevereiro de 1976 e sua ordenação presbiteral em 02 de dezembro de 1979. O prelado é especialista em Liturgia.

Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999. Sua posse em 07 de agosto daquele ano. Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”. Como bispo, dom Guilherme Werlang foi membro da Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, mais tarde nomeada como Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (2011 até o momento); também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação em nome da Conferência ao novo bispo de Lages (SC).


Fonte: CNBB

Leia Também Cáritas: Grupo Mulheres em Ação retoma atividades Lançada a Campanha da Fraternidade 2018 CNBB: corrupção também é violência CNBB: corrupção também é violência