Custo para Aquisição de Clientes (CAC)

Compartilhe

O CAC é um índice importante a ser acompanhado. Ele revela o quanto você está gastando para atrair um paciente novo para seu consultório. Olha que interessante! Analisar seus custos com a captação de pacientes. Você vai usar dados como valor de investimento em marketing e tempo médio de consultas.

Sabendo esse índice, é possível você saber se o valor que você vem gastando para isso, está realmente lhe trazendo lucros. Saberá analisar também o quanto ainda pode melhorar esse indicador. Pode alterar seus planos e formas de captação ao conhecer melhor esse indicador.

Índice de Churn Rate

Esse indicador revela quantos dos seus clientes estão desistindo do seu serviço em um determinado período de tempo. A rotatividade e a desistência. Analisando dados referentes a faltas de consulta retorno por exemplo. É um prática excelente para saber se você precisa mudar algo em seu serviço. Poder reter mais pacientes e também conquistar novos, deixando de cometer erros antigos.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Essa métrica ou índice, é bastante conhecido. Ele ajuda a avaliar a rentabilidade de um investimento. Você pode avaliar os gastos de uma ação de marketing, e o retorno dado por ela. Ele deve ser feito logo após uma ação finalizada, para você saber se o investimento lhe trouxe retorno financeiro, ou feedbacks que lhe agregaram. Qualquer investimento feito no seu consultório pode ser avaliado por esse índice, assim você consegue saber o que exatamente está lhe dando retorno positivo, e mudar ações caso seja necessário e plausível.

Customer Lifetime Value (LTV)

O LTV vai permitir que você avalie quanto do seu faturamento é obtido por um único paciente em um determinado tempo. Através da forma que esse índice lhe é dado, é possível identificar qual é o perfil de paciente mais rentável para você. Perceba que dado importante. É possível direcionar suas campanhas para atrair um publico mais específico, aquele que realmente lhe é rentável e interessa.

Existem softwares modernos que consegues extrais esses dados inclusive de forma vinculada a agenda. Em cada consulta é possível saber o valor dos procedimentos realizados pelo paciente, que ele pagou ou que pode ter siso pelo convênio.

  *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.


Leia Também Obrigado, religiosos e religiosas 8 dicas de marketing infalíveis para conquistar seu público Feminicídios em alta no Brasil O constante trabalho de captura de infratores