Câncer de Vesícula Biliar – sinais e sintomas

Postado por: Jorge Carlotto

Compartilhe

Hoje, começo respondendo à pergunta da leitora Maria: Pacientes que realizaram colecistectomia (retirada cirúrgica da vesícula biliar) não possuem risco de câncer de vesícula biliar no futuro. No entanto, a peça cirúrgica sempre deve ser enviada para exame anatomopatológico, porque, mesmo em casos de cirurgia da vesícula por cálculos ou qualquer outra indicação, existe um risco menor que 1% que ela apresente câncer. Portanto, o resultado deste exame anatomopatológico deve ser informado pelo seu cirurgião no retorno pós-operatório.

Os principais sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só se manifestam quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem aparecer em um estágio mais precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns são:

Dor Abdominal: Grande parte das pessoas com câncer de vesícula biliar tem dor abdominal quando diagnosticadas. Na maioria das vezes, essa dor está localizada na parte superior direita do abdome.

Náuseas e Vômitos: Muitas pessoas referem náuseas e vômitos no momento do diagnóstico.

Icterícia: A icterícia é uma condição que dá uma cor amarelada à pele e à parte branca dos olhos. Isso pode acontecer quando o tumor bloqueia o ducto biliar e a bile do fígado não pode ser drenada para o intestino. A bilirrubina, substância química da bile, pode se acumular no sangue e se depositar em diferentes partes do corpo, dando um tom amarelado à região. Alguns pacientes com câncer de vesícula biliar apresentam icterícia quando diagnosticados.

Nódulos no Abdome: Se o tumor bloquear o ducto biliar, a vesícula biliar pode “inchar” e se tornar maior que o normal. O câncer de vesícula biliar também pode se disseminar para partes próximas do fígado. Isto pode ser sentida pelo médico como nódulos no lado direito do abdome. Eles também podem ser diagnosticados por exames de imagem, como a tomografia computadorizada.

Outros sintomas menos comuns incluem:

- Perda de apetite;

- Perda de peso;

- Inchaço abdominal;

- Febre;

- Prurido intenso;

- Fezes esbranquiçadas; e

- Urina escura.

Todos esses sinais e sintomas também podem ser causados por outras patologias diferentes do câncer de vesícula biliar. Portanto, apresentando qualquer sintoma, consulte seu médico imediatamente para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

Na próxima semana, conversaremos sobre os métodos diagnósticos mais comuns do câncer de vesícula biliar. Até logo!

  *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Derrota e ensinamentos na Série Prata Alimentos que tiram a fome despesas de capatazia não entram no cálculo de Imposto de Importação Canudinho Plástico: Um problema que pode chegar ao fim