Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Quaresma, do latim Quadragesima, significa 40 dias, que equivale o período de preparação para a Páscoa do Senhor.
O período quaresmal inicia na quarta feira de cinzas e se estende até a quinta feira santa na missa do Lava Pés.
Inspirada na tentação de Jesus Cristo no deserto; Noé com 40 dias na Arca e Moisés vagando  por 40 anos no deserto do Sinai.
Símbolos que remetem ao período quaresmal: cinzas (que são impostas nas celebrações aos fiéis como um convite e um alerta: "Convertei-vos e crede no Evangelho); cor litúrgica roxa, penitencia; confissão; jejum; esmola, ramos, Campanha da fraternidade organizada pela CNBB.
Penso que é um tempo todo especial que pode ser explicado com três palavras: Conversão, Recomeço e Seguimento,
Conversão: precisamos compreender como uma transformação da nossa vida, que seja testemunhado com nossas atitudes e modo de proceder corretos e voltados ao projeto de Deus. Recomeço. desvestir o "velho" e vestir o "novo", começando assim um novo tempo. Seguimento. a partir da vivência da quaresma fortificar e acentuar o seguimento ao projeto de Jesus. "amor, justiça e igualdade".
 O salmo 63,4" Senhor, teu amor vale mais do que a vida", nos convida a sentir, neste período quaresmal, mais intensamente o amor divino em nossa vida, Experimentar o amor de Deus por cada um de nós e por todas as criaturas. Precisamos fazer a experiência  do amor de Deus e deixar que Ele tome conta de todo nosso ser. 
Quaresma, tempo de mudanças e conscientização para um mundo melhor, mais fraterno e mais humano.

Leia Também Alimentos importantes para o inverno Doença do Refluxo Gastroesofágico – Complicações 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA