Visita do ministro da Saúde em nossa região

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vamos falar sobre a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que cumpriu agenda em Passo Fundo com lideranças de toda a região, a convite do nosso Deputado Sérgio Turra. Acompanharam a visita vários deputados, além do ex-ministro Francisco Turra, da secretária de Saúde de Passo Fundo Carla B. Gonçalves e do prefeito Luciano Azevedo.

No Hospital São Vicente de Paulo, juntamente com o superintendente executivo Hilário De David e toda a diretoria, o ministro inaugurou um acelerador linear para radioterapia, aparelho com tecnologia de ponta, no valor de 5,3 milhões. Anunciou também a liberação de recursos para a aquisição de um Raio-X Digital, no valor de Um milhão, e de um PET CT, que custa aproximadamente 4,5 milhões de reais. Esse aparelho é de suma importância para o diagnóstico e tratamento de câncer. Em seguida, Ricardo Barros visitou o Hospital da Cidade, acompanhado do administrador Luciney Bohrer, do diretor técnico dr. Juarez Dal Vesco e do diretor do Hospital Bezerra de Menezes, o sr. Rogério Riffel. O Hospital da Cidade vem realizando grandes investimentos para melhorar ainda mais o atendimento à população e, durante a visita, a equipe aproveitou a oportunidade para pedir apoio para os projetos de ampliação e reestruturação da Unidade de Emergência.

E por fim, o ministro participou de reunião com autoridades na UPF onde apresentou um balanço da saúde pública em nosso estado, no Brasil e respondeu questionamentos do público presente. O prefeito Luciano aproveitou a oportunidade para pedir apoio ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes e também para a APAE.

As principais pautas referentes à saúde pública da nossa região, as quais venho acompanhando através do gabinete do deputado Sérgio Turra, são: a luta pelos 10 leitos de UTI do Hospital Cristo Redentor, iniciada em agosto de 2016, na minha gestão como prefeito de Marau, junto com o diretor Sérgio Lunardi, a Unidade de Transplante de Medula Óssea no Hospital São Vicente de Paulo e o apoio ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, que hoje corre grandes riscos de fechar as portas devido às dificuldades financeiras. Sabemos da complexidade que é cuidar da saúde da população, mas continuamos lutando no intuito de reunir esforços das diversas esferas governamentais, para efetivamente melhorar a qualidade da saúde pública no nosso país.

Você sabia?

Os municípios são obrigados constitucionalmente a investir no mínino 15% do orçamento anual na área da saúde.

 *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”