Empreender nas redes sociais: 10 tipos de fotos que atraem mais clientes

Postado por: Ionara Lermen

Compartilhe

A dica de hoje é para você quem quer fazer posts e anúncios na sua página comercial –Fanpage– e chamar atenção gerando mais curtidas e vendas. A Semiótica, ciência que estuda as formas como os indivíduos dão significada a tudo que os cerca, além da prática publicitária, nos ajuda a compreender o porquê certos tipos de imagem têm mais adesão do que outros. Seguem 12 tipos que foram cientificamente comprovadas serem mais persuasivas:

1.                ROSTOS SORRIDENTES, ESPECIALMENTE FEMININOS: Somos biologicamente programados para retribuir sorrisos e olhares. Esse fato faz com que rostos em fotos mais “de close” onde o modelo olha para a foto como se olhasse diretamente para você, acompanhado de um belo sorriso mostram saúde, empatia, reciprocidade. Se o rosto for feminino e atraente (simétrico, cativante, com olhos expressivos) as chances de cliques aumentam significativamente.

2.                HOMENS E MULHERES ATRAENTES: A figura humana gera atração e isso se reflete tanto para homens como para mulheres. Uma foto do sexo oposto não precisa ser necessariamente sensual ou apelativa para causar esse efeito. As pesquisas indicam que homens se importam mais com a aparência em si, as mulheres avaliam as imagens de forma mais ampla, buscando clicar mais em fotos de homens que aparentem segurança, inteligência, bom humor e status social/financeiro, além da figura física em si.

3.                GRÁFICOS DE CRESCIMENTO E SETAS: Um gráfico que indica qualquer tipo de dado positivo com as setas em “ascensão” -para cima- representa sucesso alcançado, o que gera curiosidade e adesão da audiência. Causa a impressão de que ali há algum tipo de “fórmula mágica”.

4.                CONCEITO DE SUCESSO E TRABALHO: Pessoas felizes, mulheres e homens com roupas executivas, poses de braços cruzados a frente de uma equipe, grupo, palestrando, apresentando um trabalho, gerenciando uma reunião ou simplesmente em frente à mesa de trabalho ou computador estão associadas a sucesso profissional. Denotam credibilidade. As pessoas que trabalham no meio corporativo aspiram cargos de chefia, ascensão, aumento salarial, o que faz imagens desse universo terem mais cliques.

5.                PESSOAS APONTANDO PARA VOCÊ: Hei você! Já reparou como a palavra “você” chama atenção? O que dizer então de uma imagem apontando diretamente para você. Há ainda certo sentimento de “incômodo” ao olhar para esse tipo de foto, o que acaba gerando curiosidade e convergindo em cliques. A foto que propõe um “você” com o dedo indicador direcionado ao expectador é convidativa a uma atitude, traduzida em “likes”.

6.                ALVOS: A imagem de um alvo está associada à vitória, habilidade, foco e sucesso. O alvo desperta no usuário a ideia de que ele poderá ali encontrar algo que o faça vitorioso, que melhore uma habilidade e que se destaque da média. Disciplina e foco são qualidades bastante almejadas. Quem as têm destoa da média, por isso esse tipo de imagem traz resultados.

7.                DINHEIRO: Frases “como vender mais” “como ganhar dinheiro na internet” e demais “slogans monetários acompanhados de imagens de dinheiro despertam bastante adesão independente de classe social, pois todos desejam em algum grau ganhar mais, ter um segunda renda ou uma fonte de recursos mais facilitadora e –se possível– menos trabalhosa.  

8.                UNIVERSO DO LUXO: As pessoas possuem aspirações íntimas por coisas que estão longe da sua realidade. Barcos, aviões, ouro, joias, sapatos e bolsas de grife, carros importados e toda imagem que envolve o universo das “estrelas” e uma vida de glamour. O desejo pelo luxo faz com que imagens com esse teor não passem despercebidas.  

9.                SEGREDO: A palavra “segredo” por si só já gera curiosidade. Ninguém gosta de “não saber de algo”. Se seguido de imagem de alguém “fazendo bico” com a mão na boca, semelhante às imagens de “silêncio” dos hospitais dá a ideia de que há algo que “apenas você” pode saber. Essa é uma ótima imagem para ofertas, dicas inéditas e produtos ou serviços vips.

10.           LIBERDADE: Existe um anúncio que serve para tudo, siga os passos: 1. Encontre uma foto com um local que represente liberdade (pode ser uma praia, um campo, montanhas). 2. Adicione a foto de alguém feliz correndo, ou com os braços abertos, se tiver “cabelos ao vento”, melhor. 3. Adicione qualquer frase motivacional ao lado e espere os likes!

Por que isso funciona? Simplesmente porque a maioria das pessoas se sente presa a sua rotina e anseia por momentos de paz, serenidade, descontração e até mesmo momentos de solidão. Está cada vez mais difícil encontrar paz, silêncio, plenitude. Entram quase na categoria das fotos de luxo dado o stress da vida cotidiana, o trânsito, a superpopulação das grandes capitais. Todos anseiam por essa leveza e “sabedoria”. Esse é o motivo dessa fórmula dar certo. Na falta de opção mais específica, invista nesse tipo de abordagem.

Ionara Lermen é Publicitária. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Criação para Multimídias. Atua com Marketing Digital em Io Mídia e Design.

 *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Acende-se o fogo da tradição Onde estava a Bíblia? Transtorno de Personalidade Borderline Crescimento, emprego e custos de vida: o governo não entregou o que prometeu