Vitamina E: potencial antioxidante

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Todos os alimentos que são ricos em componentes antioxidantes tem o potencial de melhorar o processo de respiração e recuperação celular.

Os alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal, ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina.

A vitamina E é importante para o organismo por ser um poderoso antioxidante, mais forte que a vitamina C, tendo funções como prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a pele e fortalecer o sistema imunológico.

A vitamina E pode ser encontrada principalmente em alimentos ricos em gorduras, pois ela é uma vitamina lipossolúvel, precisando da gordura para ser bem absorvida no intestino.

A vitamina E é rico em tocoferol, um potente antioxidante que serve principalmente para proteger as células do organismo contra doenças e alterações no DNA que podem levar a problemas como envelhecimento precoce e câncer. Além disso, ela ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue, prevenindo complicações como aterosclerose e infarto.

Em relação à beleza e longevidade, a vitamina E é importante para manter a saúde da pele, aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas, e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e melhora a produção hormonal, favorecendo a fertilidade.

Mas, os excessos podem também ser muito prejudiciais.

  *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também Reconhecer o erro, pedir perdão, sinal de grandeza! O Mecanismo! Pace Sistema elétrico do Fusca