Gestão do Agronegócio

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vamos falar sobre o agronegócio e a permanência do jovem no campo. De acordo com artigo publicado no Canal Rural, 6,5 milhões de jovens, entre 18 e 32 anos no país, vivem no campo. Esses dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, segundo a Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), essa geração está optando cada vez mais por continuar atuando na atividade dos pais.

Esse é um dado animador, considerando que tempos atrás, a maioria dos jovens optava por deixar o campo para buscar trabalho na cidade. Os avanços tecnológicos e o aumento da rentabilidade para o homem do campo têm contribuído muito para isso.

Vale lembrar que em 2017 o agronegócio representou 23,5% do PIB Brasileiro, sendo o maior dos últimos cinco anos, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Além disso, segundo o Presidente da CNA, João Martins, em um artigo publicado no site da UOL, as previsões para o agronegócio em 2018 também são otimistas “o produtor rural está cada vez mais eficiente. Se olhar o histórico de quanto produzíamos por hectare, o feijão, o leite, a carne, o milho, vê-se que cada dia mais o produtor está mais competitivo.”

No sentido de estimular a permanência do jovem no  campo e prepará-lo para os desafios do mercado, muitas faculdades tem optado por oferecer cursos superiores focados na área do agronegócio.

Podemos citar como exemplo a FABE – Faculdade da Associação Brasileira de Educação, com sede em Marau, que está oferecendo o Curso de Gestão do Agronegócio. O objetivo principal é formar profissionais que desenvolvam o setor do agronegócio com domínio de gestão nas cadeias produtivas. Conforme a Coordenadora do Curso de Gestão do Agronegócio, Julielen Pissolato Deliberal “o curso objetiva a formação de gestores com ênfase na administração rural. Os acadêmicos, nesse curso, têm a oportunidade de conhecer e utilizar as diversas ferramentas que existem na área da Administração e, além disso, o curso oferece disciplinas nas áreas técnicas do agronegócio, que juntas possibilitam uma formação integral dos profissionais”

Considerando a importância da agricultura na economia do país, é bom saber que as novas gerações darão continuidade ao desenvolvimento do setor rural no Brasil.

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”