Gestão do Agronegócio

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vamos falar sobre o agronegócio e a permanência do jovem no campo. De acordo com artigo publicado no Canal Rural, 6,5 milhões de jovens, entre 18 e 32 anos no país, vivem no campo. Esses dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, segundo a Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), essa geração está optando cada vez mais por continuar atuando na atividade dos pais.

Esse é um dado animador, considerando que tempos atrás, a maioria dos jovens optava por deixar o campo para buscar trabalho na cidade. Os avanços tecnológicos e o aumento da rentabilidade para o homem do campo têm contribuído muito para isso.

Vale lembrar que em 2017 o agronegócio representou 23,5% do PIB Brasileiro, sendo o maior dos últimos cinco anos, conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Além disso, segundo o Presidente da CNA, João Martins, em um artigo publicado no site da UOL, as previsões para o agronegócio em 2018 também são otimistas “o produtor rural está cada vez mais eficiente. Se olhar o histórico de quanto produzíamos por hectare, o feijão, o leite, a carne, o milho, vê-se que cada dia mais o produtor está mais competitivo.”

No sentido de estimular a permanência do jovem no  campo e prepará-lo para os desafios do mercado, muitas faculdades tem optado por oferecer cursos superiores focados na área do agronegócio.

Podemos citar como exemplo a FABE – Faculdade da Associação Brasileira de Educação, com sede em Marau, que está oferecendo o Curso de Gestão do Agronegócio. O objetivo principal é formar profissionais que desenvolvam o setor do agronegócio com domínio de gestão nas cadeias produtivas. Conforme a Coordenadora do Curso de Gestão do Agronegócio, Julielen Pissolato Deliberal “o curso objetiva a formação de gestores com ênfase na administração rural. Os acadêmicos, nesse curso, têm a oportunidade de conhecer e utilizar as diversas ferramentas que existem na área da Administração e, além disso, o curso oferece disciplinas nas áreas técnicas do agronegócio, que juntas possibilitam uma formação integral dos profissionais”

Considerando a importância da agricultura na economia do país, é bom saber que as novas gerações darão continuidade ao desenvolvimento do setor rural no Brasil.

Leia Também Transtorno de Personalidade Borderline Crescimento, emprego e custos de vida: o governo não entregou o que prometeu Derrota e ensinamentos na Série Prata Alimentos que tiram a fome