Lançamento de cultivar de batata acontecerá na Expodireto

Compartilhe
Será lançado no dia 8 de março, às 10h, na Expodireto Cotrijal, através da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) a primeira cultivar de batata da instituição, chamada de ‘UPFSZ Atlantucha’.
Essa é a primeira cultivar de batata desenvolvida na FAMV/UPF e teve origem através do cruzamento das variedades Catucha x Atlantic, tendo uma boa produtividade, resistência a insetos e sendo ideal para fritura. 
O primeiro cruzamento foi realizado há 10 anos e, depois de muitos testes e estudos, a variedade, que já está registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está disponível para o cultivo externo. 
Estão envolvidos no desenvolvimento dessa nova variedade de batata a engenheira agrônoma e professora Dra. Lizete Augustin, a engenheira agrônoma Me. Marilei Suzin, e o laboratorista Clarício Machado dos Santos. 
As sementes estão disponíveis no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da FAMV/UPF, localizada no Campus I da UPF, em Passo Fundo. Informações pelo telefone (54) 3316-8168. Também podem ser adquiridas com o produtor Sérgio Zanette, em Capela São Pio X, Ibiraiaras. O telefone do produtor é (54) 99998-2695.

Ouça a entrevista com a Dra. Lizete Augustin e também com a Me. Marilei Suzin durante o programa Na Ordem do Dia na Expodireto Cotrijal:

  • Entrevista - UPFSZ Atlantucha

Leia Também Prefeitura orienta entidades sobre pequenas agroindústrias Feira do Produtor completa 43 anos Lançada a Expointer 2018 V Fórum Norte Gaúcho do Milho acontece em Getúlio Vargas