Ações em prol dos animais são reconhecidas por Colussi

Compartilhe

O vereador Rafael Colussi (DEM) utilizou seu Grande Expediente para homenagear pessoas que dedicam tempo e dinheiro para proporcionar uma segunda chance a animais vítimas de acidentes naturais e maus tratos. O vereador expressou seu agradecimento à Associação para a Conservação da Vida Silvestre (Convidas), entregando um certificado ao atual presidente da entidade, Nestore Codenotti.

A Convidas existe desde 2004, tendo a finalidade de executar projetos de preservação de espécies silvestres de primatas e aves, resgatados após negligências humanas e eventos naturais. Um dos projetos colocados em prática pela Associação é o Primaves, cujo centro abriga animais que não têm condições para retornar ao seu habitat. A homenagem prestada à entidade reforça o reconhecimento de Colussi às ações desenvolvidas. “A Convidas trabalha com a questão dos animais silvestres encontrados em expedições de campo e a partir de denúncias. Eles são resgatados, retirados dos maus tratos, provenientes de crimes como caça e contrabando, e cuidados. Se não tivessem amparo, esses animais não teriam outra chance”, disse.

Hoje, são mantidos no abrigo 200 animais, sendo 128 primatas e 72 aves. O vereador aproveitou a oportunidade para alertar sobre a importância de doações à Associação, que adotou a meta “tantos padrinhos quantos animais”. A proposta é uma forma de financiamento coletivo: as pessoas podem escolher um animal afilhado e fazer uma doação mensal, que acabará beneficiando a todos os abrigados. “Considerado o plantel médio de 200 indivíduos, o custo mensal é de noventa reais mensais para cada um. O Primaves passa dois meses por conta da Prefeitura, dois contando com doações e oito meses descoberto. Nesse tempo, o dinheiro para cuidar daqueles animais sai do bolso dos voluntários”, descreveu.

Para efetuar o apadrinhamento e colaborar com o centro, o primeiro passo consiste em fazer contato com a instituição, que pode ocorrer por meio de uma visita ao Primaves, situado no Distrito Bela Vista. O abrigo fica aberto para visitação aos sábados, das 13h30 às 17h30. Ainda, é possível buscar mais informações a partir do e-mail comunicacao@convidas.org.br e do número (54) 3313-6936.

Protetora homenageada

Durante o Grande Expediente, Colussi também homenageou a protetora independente Dóris Flores. Dóris luta pelo bem-estar animal há 20 anos, conciliando o voluntariado com a sua carreira de educadora física, onde acompanha alunos da rede estadual e ocupa o cargo de técnica das equipes de atletismo e basquete paraolímpico de Passo Fundo.

Para o vereador, reconhecer esse trabalho, que, às vezes, é invisível contribui para que a causa receba mais atenção. Como destacou, ser um protetor de animais é exercer a responsabilidade social e se esforçar para que a fauna seja respeitada e vista como importante para a vida humana. “Nós faremos uma série de homenagens às protetoras, para que as pessoas conheçam o trabalho que cada uma faz. A Dóris é um exemplo do que falamos no dia a dia, o de que cuidar dos animais não exclui cuidar das pessoas, e estamos a homenageando por ela ser protetora, professora, amiga e não negar ajuda quando é solicitada. Mesmo anônima, ela faz muito pela nossa cidade”, falou.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores

Leia Também Beto Albuquerque será o candidato do PSB ao Senado Projeto altera serviço de vigilância armada em instituições financeiras Vereadores reivindicam em Brasília mais efetivo para Correios em Passo Fundo Estudada alteração no Plano Diretor de Passo Fundo