Associação dos Livreiros apresenta demandas

Compartilhe


Tornar a Feira do Livro de Passo Fundo um evento oficial do município e garantir apoio para promover a atividade como atração cultural da cidade é uma das demandas apresentadas pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo ao vereador e líder do Governo na Câmara, Alex Necker (PCdoB), durante uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (07) entre o parlamentar e o presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Leonardo Kullmann Arbther.

Acompanhado pela vice-presidente da Associação, Carmen Maria Dalzotto, e pela secretária, Rosana Bier Vieira, Arbther destacou a necessidade de construir uma legislação que insira a Feira do Livro no calendário oficial de eventos artísticos e culturais de Passo Fundo. “Esse é um passo importante para a Associação e também para o evento, que será oficializado e integrado a outras programações locais”, enfatizou ele, complementando que a Feira vem se consolidando e ampliando sua interação com a comunidade, atuando e contribuindo na formação de novos leitores.

Além desta solicitação, o grupo que representa os livreiros e expositores locais destacou a importância de se promover outras ações de incentivo à literatura, como a criação, por exemplo, de um programa municipal que possibilite aos alunos da rede municipal de ensino a aquisição de obras literária comercializadas na Feira. “Municípios como Santa Rosa possuem ações neste sentido. Queremos apoio para analisar a possibilidade de aplicar uma lei semelhante em Passo Fundo”, argumentaram eles.

O parlamentar recebeu as demandas da Associação e firmou o compromisso de elaborar um projeto de Lei que garanta a inclusão da Feira do Livro no calendário de eventos do Município. “Também consideramos importante que os alunos da rede municipal de ensino possam adquirir as obras que estão à venda na Feira, mas precisamos estudar de que forma isso é possível, uma vez que o legislativo não pode criar projetos que onerem o Executivo”, explicou Alex, assegurando que todas as reivindicações apresentadas pela Associação “são legítimas e demonstram uma preocupação com o crescimento cultural da cidade”. “Essa parceria com a Associação dos Livreiros será bastante positiva para ampliarmos as ações em prol das artes, da cultura e da literatura em Passo Fundo”, finalizou.

 

(( FOTO: ASSOCIAÇÃO ))

Leia Também Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis Campanha Educar é Nossa Ação da UPF apresenta reflexões Rodeio Internacional de Passo Fundo anuncia regulamento dos Concursos Campeiros e Artísticos