Associação dos Livreiros apresenta demandas

Compartilhe


Tornar a Feira do Livro de Passo Fundo um evento oficial do município e garantir apoio para promover a atividade como atração cultural da cidade é uma das demandas apresentadas pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo ao vereador e líder do Governo na Câmara, Alex Necker (PCdoB), durante uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (07) entre o parlamentar e o presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Leonardo Kullmann Arbther.

Acompanhado pela vice-presidente da Associação, Carmen Maria Dalzotto, e pela secretária, Rosana Bier Vieira, Arbther destacou a necessidade de construir uma legislação que insira a Feira do Livro no calendário oficial de eventos artísticos e culturais de Passo Fundo. “Esse é um passo importante para a Associação e também para o evento, que será oficializado e integrado a outras programações locais”, enfatizou ele, complementando que a Feira vem se consolidando e ampliando sua interação com a comunidade, atuando e contribuindo na formação de novos leitores.

Além desta solicitação, o grupo que representa os livreiros e expositores locais destacou a importância de se promover outras ações de incentivo à literatura, como a criação, por exemplo, de um programa municipal que possibilite aos alunos da rede municipal de ensino a aquisição de obras literária comercializadas na Feira. “Municípios como Santa Rosa possuem ações neste sentido. Queremos apoio para analisar a possibilidade de aplicar uma lei semelhante em Passo Fundo”, argumentaram eles.

O parlamentar recebeu as demandas da Associação e firmou o compromisso de elaborar um projeto de Lei que garanta a inclusão da Feira do Livro no calendário de eventos do Município. “Também consideramos importante que os alunos da rede municipal de ensino possam adquirir as obras que estão à venda na Feira, mas precisamos estudar de que forma isso é possível, uma vez que o legislativo não pode criar projetos que onerem o Executivo”, explicou Alex, assegurando que todas as reivindicações apresentadas pela Associação “são legítimas e demonstram uma preocupação com o crescimento cultural da cidade”. “Essa parceria com a Associação dos Livreiros será bastante positiva para ampliarmos as ações em prol das artes, da cultura e da literatura em Passo Fundo”, finalizou.

 

(( FOTO: ASSOCIAÇÃO ))

Leia Também IMED tem curso de Jornalismo aprovado pelo MEC Peru confirma presença no Festival de Folclore Exposição "Meu Tempo, Meu Canto" será atração no Teatro Múcio de Castro Vestibular da Anhanguera acontece em 21 de julho