A importância dos parques urbanos

Postado por: Alcindo Neckel

Compartilhe

Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, IMED. 

Através do crescimento das cidades, com a tumultuada rotina do cotidiano urbano da população, acarretando na importância das áreas verdes. Exemplo disso, segundo os estudos da bolsista do NEPMOUR, a acadêmica da escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Tauana Bertoldi relata que, o Parque da Gare, localizado na área central na cidade na cidade de Passo Fundo/RS, proporciona, a possibilidade de inserção da população no espaço público, com o objetivo de melhorar os índices voltados a qualidade de vida dos usuários deste parque urbano.

Além disso, frequentado, principalmente nas tardes de sábado e domingo, o parque passou a proporcionar aos cidadãos, um ambiente adequado, sendo possível ter contato com a natureza, encontrar amigos e famílias, onde estes presenciam momentos de lazer, como tomar chimarrão, conversar, praticar atividades físicas e para levar seus animais de estimação. Também, ao frequentar parques, as pessoas passam a reduzir os níveis de estresse, sentem-se mais relaxadas e tranquilas.

Neste sentido, o ambiente não trouxe apenas benefícios aos usuários, mas sim à cidade. Isso, porque a vivacidade do parque favoreceu o entorno, transmitindo bem-estar para seus frequentadores e segurança. Desse modo, os parques urbanos, são transformadores de realidade, sendo de extrema importância não apenas para a sociedade, mas, para o meio urbano. Por isso, é importante o seu planejamento e conservação, para que se acarretem benefícios para a população a longo prazo, efetivando assim, as políticas efetivas do projeto urbano e da saúde pública.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também Feminicídios em alta no Brasil O constante trabalho de captura de infratores O Fusca nas telas Responsabilidades para com a família!