A festa campeira do nosso Estado

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

Neste fim de semana, a cidade de esmeralda irá receber o Rio Grande inteiro para a 30ª edição da Festa campeira do Rio Grande do Sul, ou FECARS. Este evento, promovido pelo movimento tradicionalista gaúcho, busca valorizar o campeirismo de nossa cultura e também àqueles que o preservam.

O evento reúne os melhores laçadores do estado do Rio Grande do Sul para disputarem o posto de ser o melhor do estado em diferentes modalidades. Porém não é a isto que devemos enfatizar, e sim às verdadeiras amizades que este evento pode proporcionar a seus participantes. Em edições passadas, tivemos grandes demonstrações da confraternização que ocorre nos eventos, e não só da confraternização, mas do aprendizado que pode proporcionar a cada um. Na 29ª edição da FECARS, no ano de 2017 na cidade de Rolante, um menino, chamado Marcos Antônio Rodrigues da Silva Júnior admitiu o seu erro enquanto outros discutiam sobre ele, mostrando que o verdadeiro troféu não é algo material mas sim, de valores e princípios, neste caso sua simplicidade e humildade.

A Festa Campeira é um evento para fortalecer os laços entre as gerações, seja no meio das disputas, seja fora delas. Demonstrando que essa cultura que nos cerca e nos orgulha vai além do que simplesmente praticar o tiro de laço, vai de um ensinamento que se passa de geração em geração e que assim se perdura. Somos convidados a desfrutar de momentos assim, que fortifiquem e valorizem aquilo que é nosso, e que é raiz da tradição que nós defendemos, que faz parte da nossa história. O campeirismo puro irá ser o centro das atenções dos dias 15 a 18 de março na cidade de Esmeralda. Este que é a essência mais pura da nossa tradição!!

Leia Também Semana Nacional do Trânsito e a importância de ações voltadas à mobilidade urbana Alienação política e econômica Golpe Jurídico sendo colocado em prática 25º Domingo do Tempo Comum.