Conheça os finalistas do Prêmio Nobel da Educação

Compartilhe

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Educador e líder do InovaEdu IMED – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação

Saudações a todos leitores do Blog Ciência e Inovação para a Educação! Hoje vamos apresentar o Global Teacher Prize, que é reconhecido mundialmente como o Prêmio Nobel da Educação. Para complementar o seu conhecimento sobre o tema, sugerimos a escuta do PodCast Papo de Professor Episódio 35:http://papodeprofessor.com/pdp35-global-teacher-prize-2018/.

Em 2014, a Varkey Foundation criou o prêmio, com o intuito de elevar o status da profissão do educador e celebrar os melhores professores, aqueles que inspiram seus alunos e a comunidade ao seu redor. A Fundação prega que uma educação vibrante desperta e dá suporte a todo o potencial dos jovens e que o status dos professores em nossas culturas é fundamental para nosso futuro global.

O Global Teacher Prize é patrocinado pela Sua Alteza o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos e governador de Dubai e destaca a importância da profissão de educador e simboliza o fato de que professores em todo o mundo merecem ser reconhecidos e celebrados.

Os finalistas de 2018 foram anunciados por Bill Gates, famoso empresário fundador da Microsoft e ativista da educação em todo o mundo, conforme o vídeo https://youtu.be/KbHLAG8wSIM, e seguem abaixo:

Turquia: Nurten Akku? – fundadora da primeira escola de ensino infantil da Turquia, um país que sofre pelas condições socioeconômicas e baixo acesso à educação, conforme o vídeo: https://youtu.be/_3qvFs936OQ.

África do Sul: Marjorie Brown – ativista dos direitos humanos, ensina história para meninas na África do Sul, buscando criar uma visão de cidadania global, conforme o vídeo: https://youtu.be/lmefbzqKM7M.

Colômbia: Luis Miguel Bermudez Gutierrez – Seu projeto atua na área de estabelecimento de direitos reprodutivos e sexuais de meninas adolescentes de uma área muito pobre de Bogotá, que diminuiu de 70 para 1, os casos de gravidez na adolescência de um ano para o outro na sua escola. Confira o vídeo em: https://vimeo.com/255556413.

Filipinas: Jesus Insilada – membro de uma comunidade indígena nas Filipinas chamada Panay Bukidnon, o professor implementou um sistema chamado CBE – aprendizado baseado em cultura, onde a escola foi inundada com a cultura local por meio de aprendizagem ativa. Veja o vídeo em: https://youtu.be/74aZ7yZOha8.

Estados Unidos: Glenn Lee – professor há 24 anos, atua com desafios e campeonatos robótica educacional em uma região rural do Havaí, focando em desenvolvimento de habilidades ligadas ao STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Vídeo em: https://youtu.be/mJnrKhS2dbA.

Brasil: Diego Mahfouz Faria Lima – professor e diretor de uma escola em SP, iniciou seus projetos recuperando a escola que estava depredada, aproximando os pais, fazendo mediação de conflitos e escutando os anseios dos estudantes e da comunidade. Vídeo em: https://youtu.be/Wy-lId6nhbM.

Bélgica: Koen Timmers – professor belga, que impacta várias comunidades ao redor do mundo com projetos usando redes sociais e ferramentas na internet, com foco em uma campo de refugiados Kakuma na Africa. Vejo o vídeo em: https://youtu.be/tYOLRbEuWM0.

Austrália: Eddie Woo – professor de matemática de uma universidade tecnológica de Sidney, ficou popular com o WooTube, um canal de ensino de matemática com grande impacto em todo o mundo. Confira o vídeo em: https://youtu.be/wE3QMVYjbTM.

Reino Unido: Andria Zafirakou – professora de uma escola situada em uma região multicultural do Reino Unido, trabalha com aproximação de centenas de famílias pobres, vítimas de violência de gangues e tráfico de drogas. Confira o vídeo em: https://youtu.be/BrMaive-xiU.

Noruega: Barbara Anna Zielonka – professora em regiões de difícil acesso na Noruega, trabalha com excelência no uso das tecnologias em rede e ferramentas digitais para potencializar o aprendizado de seus estudantes com foco em habilidades do cidadão do século XXI. Veja o vídeo em: https://youtu.be/YpK8m-w2M28.

Após a apresentação dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, ficamos no aguardo do resultado que será transmitido no dia 18 de Março pelo site http://www.globalteacherprize.org.E você, já tem seu palpite do grande vencedor?

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Educador e líder do InovaEdu IMED – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.


Leia Também Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária! Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer