O golpe do Bilhete Premiado

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

O golpe do bilhete premiado é bastante antigo, mas continua fazendo vítimas. Também conhecido como “Conto do Bilhete” é um crime de Estelionato, artigo 171 do Código Penal – “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa”.

É um crime punido com penas brandas, talvez por isto ainda seja muito aplicado, onde as vítimas são geralmente pessoas de pouca instrução e idosos, que andam sozinhos e vulneráveis. O golpe é aplicado por pessoas que de forma organizada criam um cenário para ludibriar as vítimas, e oferecem o bilhete, ou uma porcentagem do suposto prêmio, por um valor muito inferior ao que seria o prêmio.

Muitas das vítimas são atraídas pela facilidade de obter um alto valor de forma fácil, ou mesmo pela ingenuidade de querer ajudar, e acabam por entregar altos valores, e até mesmo joias, em troca de uma expectativa de lucro ou da ajuda, fato que não se concretiza, pois não há prêmio algum nos bilhetes apresentados.

Alertamos, que em nenhuma loteria é necessário o depósito ou transferência de qualquer valor para retirada do prêmio. Orientem seus conhecidos, principalmente idosos, a desconfiarem do que é muito fácil e vantajoso.

Quando desconfiar do golpe denuncie, memorize o maior número de detalhes dos golpistas, cor da pele, idade, veículos, e outras informações que possam auxiliar a polícia a identificar os estelionatários. Entre em contato o mais rápido possível com as autoridades, pois não raras vezes as pessoas ficam com vergonha de falar que foram enganadas e calam-se diante do crime.

 *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também Transtorno de Personalidade Borderline Crescimento, emprego e custos de vida: o governo não entregou o que prometeu Derrota e ensinamentos na Série Prata Alimentos que tiram a fome