A importância da infraestrutura urbana

Postado por: Alcindo Neckel

Compartilhe

A infraestrutura das cidades torna-se de fundamental importância, vista por ser um elemento principal para o funcionamento e desenvolvimento urbano. Segundo a acadêmica da escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED, Rosiângela Zortéa, o crescimento e desenvolvimento das cidades requer as necessidades de infraestrutura urbana com qualidade para o atendimento das demandas populacionais. Isso porque uma infraestrutura de qualidade torna-se fundamental para o funcionamento da cidade em seus diferentes setores, promovendo assim, o desenvolvimento social e econômico.

A infraestrutura urbana, faz-se referência à infraestrutura básica por ser necessária para o funcionamento das cidades, constitui-se em redes de abastecimento de água e de esgoto, rede de energia elétrica, escoamento de águas pluviais, telefônica, e também o sistema viário, que é o principal mecanismo de conexão entre as diversas regiões e setores da cidade, além de ser o principal meio de locomoção e transporte de pessoas, mercadorias e serviços.

Neste sentido, estudos sobre a infraestrutura urbana das cidades são de fundamental importância, pois identificam as problemáticas visando melhorar o entendimento dos aspectos positivos e negativos da cidade. Deste modo, é também possível prever quais serão as demandas futuras, voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas que visem a resolução dos problemas já existentes.

O município de Passo Fundo possui índices adequados de infraestrutura, quando comparado ao território brasileiro. Contudo, a quantidade não é sinônimo de qualidade, sendo necessário que se avalie junto à população se a infraestrutura para atenderem as demandas dos usuários. Deste modo, torna-se possível atender as necessidades presentes, prever as futuras e planejar uma cidade melhor estruturada social e economicamente.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”