Coleta da Solidariedade: construção coletiva

Compartilhe

A Igreja, no domingo, se voltou para a celebração de Domingo de Ramos: montado em um jumentinho, Jesus entra, aclamado pelo povo, em Jerusalém. É durante esta celebração que acontece a Coleta da Solidariedade: gesto concreto proposto pela Campanha da Fraternidade, a coleta, que aconteceu nesse domingo, 25 de março, constitui os Fundos Nacional, Estadual e Arquidiocesano de Solidariedade que se voltam para apoiar iniciativas e projetos sociais que beneficiem a comunidade. De todo valor arrecadado nesta coleta, 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade; 10% ao Fundo Estadual de Solidariedade e 50% ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

Apoio à comunidade
Na Arquidiocese de Passo Fundo, o Fundo de Solidariedade, que é constituído a partir de parte do recurso arrecadado nas 53 paróquias durante esta coleta, surgiu no ano 2000 e, desde então, apoiou 215 iniciativas, com um investimento total de R$ 473 mil. Nove dessas iniciativas foram apoiadas em 2017. Uma delas envolve o Grupo Juntos pela Amizade que foi contemplado com R$ 4.680 que estão sendo aplicados em atividades de integração, aquisição de material didático e deslocamento dos quase cem idosos que participam das atividades semanais.

Coordenado por Jussara Dorimg, é a oportunidade que os idosos de Sertão têm para se encontrar, confraternizar e partilhar memórias e experiências da fase que vivem. Além do grupo de voluntários que ajuda a orientar a atividades, o Grupo conta com o trabalho de uma educadora física que, em cada encontro, realiza ginástica e aulas de dança visando, sempre, o bem estar daqueles que participam. Para Jussara, o recurso veio em boa hora. “Esse investimento é tudo de bom para o nosso grupo porque temos muita dificuldade, já que atuamos como voluntários. Agora poderemos nos organizar melhor, adquirir material e continuar com as atividades de integração e convivência”, explica e acrescenta, ainda, que a espiritualidade é essencial nos encontros. “Sempre trazemos uma mensagem de reflexão para que cada um possa se encontrar”, coloca.


Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Leia Também Arquidiocese celebra o Jubileu de Prata do Pe. Celio Zamarchi Gringo e Padre Ladir visitam o Padre Darci Treviso Saulo Tonini é o novo sacerdote da Arquidiocese Sábado de homenagens para Nossa Senhora da Conceição