Coleta da Solidariedade: construção coletiva

Compartilhe

A Igreja, no domingo, se voltou para a celebração de Domingo de Ramos: montado em um jumentinho, Jesus entra, aclamado pelo povo, em Jerusalém. É durante esta celebração que acontece a Coleta da Solidariedade: gesto concreto proposto pela Campanha da Fraternidade, a coleta, que aconteceu nesse domingo, 25 de março, constitui os Fundos Nacional, Estadual e Arquidiocesano de Solidariedade que se voltam para apoiar iniciativas e projetos sociais que beneficiem a comunidade. De todo valor arrecadado nesta coleta, 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade; 10% ao Fundo Estadual de Solidariedade e 50% ao Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

Apoio à comunidade
Na Arquidiocese de Passo Fundo, o Fundo de Solidariedade, que é constituído a partir de parte do recurso arrecadado nas 53 paróquias durante esta coleta, surgiu no ano 2000 e, desde então, apoiou 215 iniciativas, com um investimento total de R$ 473 mil. Nove dessas iniciativas foram apoiadas em 2017. Uma delas envolve o Grupo Juntos pela Amizade que foi contemplado com R$ 4.680 que estão sendo aplicados em atividades de integração, aquisição de material didático e deslocamento dos quase cem idosos que participam das atividades semanais.

Coordenado por Jussara Dorimg, é a oportunidade que os idosos de Sertão têm para se encontrar, confraternizar e partilhar memórias e experiências da fase que vivem. Além do grupo de voluntários que ajuda a orientar a atividades, o Grupo conta com o trabalho de uma educadora física que, em cada encontro, realiza ginástica e aulas de dança visando, sempre, o bem estar daqueles que participam. Para Jussara, o recurso veio em boa hora. “Esse investimento é tudo de bom para o nosso grupo porque temos muita dificuldade, já que atuamos como voluntários. Agora poderemos nos organizar melhor, adquirir material e continuar com as atividades de integração e convivência”, explica e acrescenta, ainda, que a espiritualidade é essencial nos encontros. “Sempre trazemos uma mensagem de reflexão para que cada um possa se encontrar”, coloca.


Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Leia Também Infância e Adolescência Missionária: encontro de formação reúne 30 pessoas Doações de felicidade na Paróquia Santo Antônio Arcebispo de Porto Alegre: as reflexões sobre a tragédia de Suzano Papa Francisco: "a oração ilumina!"