10 dicas de filmes inspiradores para o feriado

Postado por: Ionara Lermen

Compartilhe

É sempre bom receber uma dose de inspiração ou aprender novas lições, pontos de vista e receber uma dose extra de motivação. E muitas vezes nós conseguimos isso assistindo a filmes. São tantas histórias de incentivo que decidi trazer para você alguns “top filmes”. O cinema tem esse poder, resgatar sonhos, nos fazer avaliar biografias, confrontar pontos de vista e quem sabe tirar do papel aquele projeto de vida ousado, mas possível, a partir de cine-biografias. Bom feriado!

1.       Um Sonho Possível: (2010) Michael Oher é um jovem negro que vive na periferia. A mãe passa por problemas sérios com drogas e o filho acaba ficando de lado. Ele tinha tudo para ir para um mau caminho. Porém o esporte (e uma madrinha –Leigh/ Sandra Bullok-) trouxe uma vida nova para o rapaz. Michael não tinha ideia que iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

2.       Jiro Dreams of Sushi: Lançado em 2012 sob a direção de David Gelb, Jiro Dreams of Sushi mostra ao público o dia a dia de Jiro Ono, um senhor de 85 anos, dono do renomado restaurante chamado Sukiyabashi Jiro. Apesar de ser proprietário de um estabelecimento famoso, o grande objetivo do empreendedor é criar o sushi perfeito. Uma aula de perfeccionismo e determinação.

3.       Um Senhor Estagiário: Ben Whitaker é um senhor de 70 anos, aposentado, que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa. A presidente da empresa, Jules Ostin (Anne Hathaway), é uma workaholic assumida que começa a mudar sua forma de pensar e agir graças aos ensinamentos que Ben passa para ela. Uma lição de vida tanto para mulheres que buscam empreender com equilíbrio quanto para aqueles que não olham para a idade ou limitações.

4.       Joy: O Nome do Sucesso: Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. Ao criar um esfregão autolimpante, a jovem vislumbra o sucesso que a nova invenção pode lhe proporcionar (2015). 

5.       Estrelas Além do Tempo: Conta a história de três mulheres negras que trabalhavam na NASA na década de 60. Nesse período, os Estados Unidos estavam na corrida espacial contra a União Soviética e essas mulheres, que se dedicavam no centro específico de matemática, se esforçaram ao máximo para ajudar o país. É uma lição sobre quebra de barreiras, mercado de trabalho feminino e principalmente contra o preconceito racial.

6.       Walt Antes de Mickey: De 2014 e seguindo o mesmo estilo de Coco Antes de Chanel (outra Biografia), o longa-metragem conta a vida de Walt Disney e os desafios enfrentados pelo animador antes de abrir o consagrado estúdio Disney. Durante a narrativa, o espectador descobre a determinação de Disney em ter seu trabalho reconhecido e todo o processo antes de ter a ideia que mudaria para sempre sua vida: o personagem Mickey.

7.       O Discurso do Rei: O filme conta como o rei inglês tenta superar sua gagueira com a ajuda de um fonoaudiólogo e para fazer um importante discurso no rádio. Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. Com o auxílio da esposa e do mais novo amigo Lionel Logue, adquire autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa e discursar.

8.       A Procura da Felicidade: Clássico de 2007, sempre vale um replay, Will Smith estrela esta história inspirada em fatos reais sobre Chris Garner. Sua esposa o abandona e lhe deixa com o filho de 5 anos. Sem salário, Chris e seu filho são despejados do apartamento em que vivem e são forçados a dormir nas ruas, em abrigos comunitários e em banheiros das estações de metrô enquanto ele realiza um estágio sem remuneração como analista financeiro. Com determinação e o amor ele dá a volta por cima para se tornar uma lenda em Wall Street.

9.       Nada a Perder: (2018) Em cartaz nos cinemas, cinebiografia autorizada do bispo evangélico Edir Macedo (interpretado por Petrônio Gontijo), líder espiritual evangélico brasileiro, proprietário da Record TV. Baseado nos livros da trilogia homônica, conta a história de um homem que enfrentou diversos momentos de turbulência e pressão, passando por cima de um defeito congênito nas mãos e perseguições políticas enquanto perseguia sua permanente convicção em pregar o evangelho.

10.   Mãos Talentosas: (2009) Este filme conta a história de um neurocirurgião que superou obstáculos para mudar a história da medicina. O jovem Ben Carson não tinha muitas chances. Tendo crescido em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento difícil. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé em seu filho. Ela insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo.

 *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Ionara Lermen é Publicitária. Especialista em Criação para Multimídias. Mestre em Comunicação e Semiótica. Atua com Marketing Digital em Io Mídia e Design.

Leia Também Acende-se o fogo da tradição Onde estava a Bíblia? Transtorno de Personalidade Borderline Crescimento, emprego e custos de vida: o governo não entregou o que prometeu