Fé e participação na Semana Santa

Compartilhe
A Catedral Nossa Senhora Aparecida e demais paróquias de Passo Fundo contam com diversas atividades na Sexta-Feira Santa. Neste dia, quando se celebra a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração estão presentes. É um período de profundo respeito e meditação, diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
A Catedral contou pela manhã com a bênção das ervas medicinais, antecedendo a via sacra da Catequese. Pela parte, presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luís Weber ocorreu a liturgia da paixão. Em função do período chuvoso, não ocorreu a procissão ao redor da Praça Marechal Floriano, ficando a programação restrita à parte interna da capela. 
A programação do dia ainda conta com a realização de encenação da Paixão de Cristo a partir das 20 horas. Para a atividade cênica, a comunidade foi chamada também a trazer alimentos não perecíveis.
As atividades também em todas as paróquias, com via sacra, liturgia e também encenações.
A Catedral Nossa Senhora Aparecida terá no sábado, às 19 horas, a missa da vigília. No domingo as celebrações vão acontecer nos horários habituais.

CONFIRA O EVANGELHO DA SEXTA-FEIRA SANTA:

Dia Litúrgico: Sexta-Feira, 30 de Março

Evangelho de hoje: Jo 18,1–19,42

PAIXÃO DO SENHOR

[...] Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura. Disseram, pois, uns aos outros: "Não a rasguemos, mas deitemos sorte sobre ela, para ver de quem será”. Assim se cumpria a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sorte sobre a minha túnica. Isso fizeram os soldados. [...] Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: "Tenho sede”. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: "Tudo está consumado”. Inclinou a cabeça e entregou o espírito. [...]

Fotos: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto)

Leia Também Arquidiocese celebra o Jubileu de Prata do Pe. Celio Zamarchi Gringo e Padre Ladir visitam o Padre Darci Treviso Saulo Tonini é o novo sacerdote da Arquidiocese Sábado de homenagens para Nossa Senhora da Conceição