Exagerou na Páscoa?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Depois de abusar do chocolate e de toda “comilança” na Páscoa, é normal sentir inchaço, dores de cabeça e sintomas de má digestão. Para aliviar essa sensação de mal-estar, a desintoxicação é uma aliada para limpar o organismo e deixá-lo revigorado.

Como o órgão afetado é o fígado,  considera-se  importante evitar tudo aquilo que pode de certa forma  possa  afetar o funcionamento desse órgão que tem a função de  metabolizar os nutrientes, importante evitar bebida alcoólica e  estimulantes energéticas para  não afetar ainda mais.

Evite alimentos industrializados e com corantes na dieta, tudo o que é artificial sobrecarrega o fígado, que é o órgão responsável por eliminar essas substâncias artificiais que o corpo não consegue metabolizar. Beba bastante água evite sucos industriados, refrigerantes e bebidas açucaradas e estimulantes.

Aumente o consumo de fibras, que além de eliminar as toxinas do organismo, tem como objetivo melhorar o trânsito intestinal, a digestão e assimilação dos nutrientes.

Corte o açúcar, priorize alimentos que "limpam" o organismo como pimentão vermelho, repolho, aspargos, tomate, cebola, pimenta vermelha, uvas vermelhas, alho, limão, abacaxi, cenoura, gergelim, salsa e folhas verdes.

Pode-se, por pelo menos durante uma semana optar por sucos de hortaliças com frutas no café da manhã com a intensão de  manter um equilíbrio do metabolismo.

Pratique algum exercício. Para potencializar os efeitos detox e acelerar o metabolismo, realize alguma atividade física prazerosa. Mas cuidado para não se exercitar demais, pois sempre há o risco de sofrer lesões. Se você é sedentário procure uma  orientação profissional.

Caso tenha ganhado muito chocolate, guarde-os e vá consumindo aos poucos no máximo 30 g ao dia.

  *A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos? ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA