HC e Hemopasso realizam campanha para doação de sangue nesta sexta-feira

Compartilhe

O Hospital da Cidade (HC) realiza hoje, dia 06 de abril (sexta-feira), em parceria com o Hemopasso, o ‘Dia D’ de solidariedade, e convida a comunidade a contribuir com a campanha de doação de sangue promovida pela instituição.

Nesta data, das 08h30min às 11h e das 13h30min às 16h, a unidade móvel do Hemopasso receberá os doadores no estacionamento do Hospital da Cidade (Rua tiradentes, 295).  

Dos 207,7 milhões de brasileiros, apenas 3,5 milhões são doadores regulares. Por isso, o aumento deste número é fundamental para manter os estoques, cada doação pode ajudar até quatro pessoas. Uma bolsa de sangue é dividida, no mínimo, em três componentes: plasma, glóbulos vermelhos e plaquetas, com durabilidade de armazenamento de 1 ano, 35 dias e 5 dias respectivamente.

O que é preciso para doar?

Estar em boas condições de saúde;

Apresentar documento oficial de identidade com foto;

Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;

O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Quais as etapas da doação?

1. Cadastro: Cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto

2. Pré-triagem: Verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia.

3. Triagem clínica: Entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.

4. Coleta de sangue: Coleta de aproximadamente 450ml de sangue e amostras para a realização dos testes laboratoriais.

5. Hidratação: Após a doação de sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.

O biólogo Vagner Albuquerque da unidade transfusional do HC e a diretora do Hemocentro  Claudete Mistura Doro falaram sobre a parceria, no quadro Saúde em Debate, ouça:

  • Doação de sangue

Leia Também Hospital São Vicente de Paulo divulga nota sobre atendimentos IMED e HC inauguram Hospital Escola Ex-ministro Chioro palestrou sobre o SUS na IMED Tchêquinho mobiliza Câmara em repúdio ao fechamento da emergência do HSVP