'Ler é ser' foi tema da conferência de abertura da V Semana das Letras

Compartilhe
Os coordenadores das Jornadas Literárias, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, foram os conferencistas da palestra de abertura da V Semana das Letras, promovida pela Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras), realizada na noite de quarta-feira, 4 de abril. O tema desta edição da Semana das Letras é “Literatura: a arte e a ciência do ser” e a programação segue até sábado, 7 de abril. O evento ocorre no auditório da APLetras, na Avenida Brasil Oeste, 792, no centro. A Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a Prefeitura de Passo Fundo e o Instituto Histórico de Passo Fundo, é parceira do evento.

Os coordenadores das Jornadas Literárias participaram da palestra de abertura sobre o tema “Ler é ser”, que norteou a última edição da Jornada Nacional de Literatura, realizada em 2017. “A Jornada é essa movimentação permanente, que trabalha com essa questão da descentralização da leitura, da leitura compartilhada, dialogada e conversada em diferentes espaços, não mais apenas nos espaços da Universidade. A nossa concepção de leitura é a leitura como construção da identidade, que transforma e forma o sujeito. Nós somos o que lemos, por isso que ‘Ler é ser’”, declarou Fabiane.

Envolver a comunidade e instituições em prol da literatura e da formação de leitores é um dos objetivos tanto da Semana das Letras quanto das Jornadas Literárias. “A Jornada trabalha com essa perspectiva de trabalho envolvendo a subjetividade, a intersubjetividade, a constituição de uma identidade comunitária e de um projeto envolvendo toda uma cidade em torno da leitura e da literatura. Temos também a união de instâncias distintas de uma comunidade envolvida numa mesma intenção de promover a literatura, formar leitores e trabalhar por aquilo que é mais necessário neste momento, que é consciência em plena crise de valores e de ética”, ressaltou Rettenmaier.

Diversas palestras ocorrem no decorrer da semana, bem como lançamentos e venda de livros. “A escolha do tema da Semana das Letras não foi por acaso. A temática foi escolhida pensando em encontrar meios de contribuir para as transformações necessárias para a nossa sociedade. Convidamos palestrantes que abordarão de que modo a leitura, a literatura e a escrita contribuem para a formação do sujeito, do homem e da própria humanidade”, enfatizou a coordenadora da comissão organizadora do evento, Marilise Brockstedt Lech.

A noite de abertura também contou com uma solenidade, com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da APLetras, Odilon Garcez Ayres, e o secretário municipal de Transparência e Relações Institucionais, Edson Nunes, que representou o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. A apresentação musical foi feita por Ana Zordan, integrante do Núcleo Suzuki e da Orquestra, projetos de extensão da UPF.

A programação completa da Semana está na página do evento no Facebook: V Semana das Letras da Academia Passo-Fundense de Letras.

Confira a programação dos próximos dias:

6/04 (Sexta-feira) - 19h
Conferência: Formação do pensamento ocidental
Convidado: Prof. Dr. José Hildebrando Dacanal
Mediadores: Prof. Dr. Claudio Dal Bosco e Profa. Dra. Nara Rubert
Coordenação: Marisa Zílio, Odilon G. Ayres e Agostinho Both

7/04 (Sábado) - 10h
Local: Arena do Espaço Roseli Doleski Pretto
Homenagem pelos 80 anos da APLetras 
Comemoração do dia do escritor passo-fundense 
Palestra: "Para onde caminha a humanidade: a literatura como possível direção"
Convidado: Prof. Dr. Edemilson Brandão 
Encerramento da V Semana das Letras da APLetras 
Coordenação e mediação: Marilise B. Lech, Dilse Corteze, Rovena G. Dias e Ivaldino Tasca

Foto: Divulgação
Os coordenadores das Jornadas Literárias, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, foram os conferencistas da palestra de abertura da V Semana das Letras

Leia Também IMED tem curso de Jornalismo aprovado pelo MEC Peru confirma presença no Festival de Folclore Exposição "Meu Tempo, Meu Canto" será atração no Teatro Múcio de Castro Vestibular da Anhanguera acontece em 21 de julho