Os benefícios do açafrão

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Para aqueles que conhecem essa raiz, ok para quem não conhece ou não associou o nome é aquela raiz amarela utilizada pela culinária indiana que deixa os alimentos douradinhos.

Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra ou cúrcuma) tem propriedades anti-inflamatórias, diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura e ação antibacteriana.

Estudos mostram que essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. O consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

A cúrcuma auxilia na melhora da circulação sanguínea e na diminuição do  colesterol  ruim e na diminuição da diabetes mellitus Um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de cúrcuma  na dieta por nove meses. Um grupo realmente consumia o açafrão e o outro não. Ao final da pesquisa, nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de cúrcuma desenvolveu o diabetes tipo dois.

Como usar: em pó, polvilhada na comida pronta ou dissolvida no azeite extra virgem para temperar a salada. Outra opção é bater um pedaço da raiz fresca no suco.

Quanto consumir: uma colher de chá do extrato ou 1 pedaço pequeno da raiz fresca, 1 vez por dia.

Temperar carnes, ou em refogado de legumes, fica uma delícia e muito nutritivo.

 

Leia Também Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos? ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA