Colelitíase – O que é e principais causas

Postado por: Jorge Carlotto

Compartilhe

Colelitíase é o termo médico que significa a presença de cálculos na vesícula biliar ("pedras na vesícula"). Os cálculos biliares se formam quando o líquido armazenado na vesícula biliar se cristaliza em um material semelhante a uma pequena pedra.

A bile contém água, colesterol, gordura, sais biliares, proteínas e bilirrubina. Os sais biliares desmancham as gorduras e a bilirrubina confere às fezes sua coloração característica. Se o líquido biliar contiver muito colesterol ou bilirrubina, sob algumas condições, ele pode solidificar-se formando os cálculos.

Os dois tipos de cálculos biliares são os cálculos de colesterol e os pigmentares. Os de colesterol são geralmente amarelo-esverdeados e são formados basicamente de colesterol cristalizado. Compreendem cerca de 80% dos cálculos. Os cálculos pigmentares são pequenos e escurecidos, compostos por bilirrubina.

Os cálculos podem ser pequenos como um grão de areia e até grandes como uma bola de tênis. Na vesícula, podem desenvolver-se apenas um grande cálculo, centenas de cálculos pequenos ou qualquer combinação destes.

As principais causas são:

- Sexo feminino

- Idade acima de 60 anos

- Obesidade

- Gestações

- Dieta rica em gorduras / colesterol e pobre em fibras

- Pessoas com histórico familiar de pedras na vesícula

- Diabetes

- Perda rápida de peso

- Doença hemolítica

Na próxima semana, conversaremos mais sobre colelitíase. Até logo!

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”