Programa Internet Para Todos

Postado por: Marlon André Kamphorst

Compartilhe

O Programa Internet para todos, oferece oportunidade de acesso à internet para todos os brasileiros. Na ultima sexta-feira, dia 06/04/2018, durante participação no 62º Congresso Estadual de Municípios, em Santos (SP), foi reverenciado o lançamento do programa de governo, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em cerimônia com governadores das 27 unidades federativas e 2.471 prefeitos, o presidente Michel Temer (MDB) e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab (PSD), assinaram nesta segunda-feira (12/3/18) o termo de adesão ao programa Internet para Todos, que planeja prover acesso à banda larga em locais sem conexão. O Internet para Todos é hoje o maior programa de inclusão digital do país, beneficiando 53 milhões de brasileiros que não têm internet na sua casa, na escola de seu filho ou na unidade de saúde em que são tratados.

O programa Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC para levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Os municípios que aderiram ao programa indicam as localidades onde serão instaladas antenas para distribuição do sinal de internet. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. As primeiras antenas do Internet para Todos foram instaladas nesta semana em Pacaraima (RR) para levar banda larga para 28 escolas da cidade. A instalação das antenas em larga escala – cerca de 200 por dia – começa em junho de 2018. Neste ano serão 80 mil antenas instaladas no Brasil, beneficiando aproximadamente mil famílias que não têm conectividade.

O governo federal reforça a importância da participação dos prefeitos para o sucesso do Internet para Todos. “Tínhamos certeza de que era um programa que deveria estar na mão dos prefeitos. É um programa para todas as cidades brasileiras, qualquer que seja o partido do prefeito. É um programa que veio para ficar, com custo zero para os municípios”, explicitou o Ministro da pasta responsável pela execução do projeto.

Opinião da coluna: Os Municípios pequenos que possuem problemas no sinal de internet, em especial nas localidades pequenas e no interior poderão, enfim tornar realidade o sonho de promover sinal de internet para todos os munícipes e em todas as localidades de forma gratuita. Cabe aos Municipios se organizarem para o cadastro junto ao programa federal para que possam fazer uso do serviço e beneficiar a muitas pessoas que podem utilizar sem custo a internet, hoje em dia, não mais um luxo, mas uma necessidade.

Marlon André Kamphorst – Advogado Municipalista – Pós Graduado e Mestre em Direito. Professor de Filosofia. Vinculado a GEO CONVENIOS - Consultoria de Municípios – Sede Carazinho/RS e Brasília/DF

A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

 

Leia Também 560 mil quilômetros de histórias e contando Negócios da área da saúde e a preocupação ambiental Declaração Universal dos Direitos Humanos As saídas temporárias dos presos