Ernestina comemora 30 anos

Compartilhe

O município de Ernestina está de aniversário nesta quarta-feira, 11 de abril. São 30 anos de emancipação político-administrativa. 

Em 1898 iniciou-se uma colônia com a vinda do Sr. Ernesto Correia da Fontoura para a região. Presume-se que o nome do Município de Ernestina provenha de seu nome, embora alguns moradores afirmem que o nome de sua mãe era Ernestina. O senhor Ernesto, administrador da colônia, pôs a disposição uma área para a colocação de aproximadamente 100 famílias. Em 1900 vieram as primeiras famílias que ali se estabeleceram. Ernestina tem a sua constituição étnica formada por: alemães 70% – portugueses 15% e italianos, mulatos e poloneses, que representam 15%. Há alguns anos Ernestina já vinha tentando sua emancipação. No decorrer da luta, alguns problemas surgiram. Entre eles, a divisa com o município-mãe, mas esse foi negociado e a população, juntamente com a Comissão Emancipacionista e o prefeito de Passo Fundo, chegou a um acordo. A emancipação ocorreu há 30 anos. Atualmente o prefeito é Odir João Boehm (Nico). Os parabéns para Ernestina. O programa da comunidade vai ao ar pela Rádio Planalto aos sábados a partir das 11 horas.


Leia Também Vândalos voltam a atacar cemitérios da região Carreta cai de ponte na RS 404 entre Rondinha e Sarandi Foragido é preso após atirar contra policiais em Espumoso Acidente deixa mulher ferida na BR 285 entre Carazinho e Passo Fundo