Ernestina comemora 30 anos

Compartilhe

O município de Ernestina está de aniversário nesta quarta-feira, 11 de abril. São 30 anos de emancipação político-administrativa. 

Em 1898 iniciou-se uma colônia com a vinda do Sr. Ernesto Correia da Fontoura para a região. Presume-se que o nome do Município de Ernestina provenha de seu nome, embora alguns moradores afirmem que o nome de sua mãe era Ernestina. O senhor Ernesto, administrador da colônia, pôs a disposição uma área para a colocação de aproximadamente 100 famílias. Em 1900 vieram as primeiras famílias que ali se estabeleceram. Ernestina tem a sua constituição étnica formada por: alemães 70% – portugueses 15% e italianos, mulatos e poloneses, que representam 15%. Há alguns anos Ernestina já vinha tentando sua emancipação. No decorrer da luta, alguns problemas surgiram. Entre eles, a divisa com o município-mãe, mas esse foi negociado e a população, juntamente com a Comissão Emancipacionista e o prefeito de Passo Fundo, chegou a um acordo. A emancipação ocorreu há 30 anos. Atualmente o prefeito é Odir João Boehm (Nico). Os parabéns para Ernestina. O programa da comunidade vai ao ar pela Rádio Planalto aos sábados a partir das 11 horas.


Leia Também Comunidade ora pela recuperação de criança que caiu de cavalo em Espumoso Administração de Ernestina decreta luto por morte de diretora de escola Lavoura de soja é incendiada em Mato Castelhano PRF atende acidente com vítimas fatais na BR-285 em Lagoa Vermelha