Manivela do Fusca

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Se ao ler o título você pensou nas manivelas de acionamento dos vidros do Fusca, errou!

Hoje vamos falar de outra manivela, uma que quase ninguém conhece. A manivela para partida manual do motor do Fusca.

Instintivamente pensamos nos antigos Ford modelo T quando se fala em manivela para partida do motor. Mas o Fusca também utilizou esse sistema por um bom período.

Criada em 1912 nos EUA, o modelo de partida elétrica batizado de Cadillac Self-Starter não equipou todos os motores logo de cara, sendo que a própria Ford somente adotou o sistema em 1919.

O Fusca contou com partida elétrica desde o princípio de sua fabricação em 1938, mas até os anos 50 trazia de fábrica a manivela e a possibilidade de se dar partida no motor manualmente como sistema alternativo. Além do Fusca, este sistema equipou também as Kombis e alguns motores estacionários fabricados pela VW alemã.

Era muito útil principalmente nas geladas regiões do norte alemão e no interior do país. Outro fator que contribuía para a popularidade do sistema de partida à manivela era a precariedade dos acumuladores de energia elétrica ou baterias, que não raro deixavam motoristas, literalmente, na mão. Assim, mesmo após a VW ter abandonado definitivamente a partida manual com manevela, muitos proprietários adaptavam seus Fuscas novos para que pudessem utilizar o sistema antigo.

As adaptações são muito simples e de baixo custo. São necessários uma manivela, copiada das remanescentes antigas, um parafuso com a cabeça chanfrada na polia do virabrequim, um orifício na saia para passar a manivela e um guia para ela preso no para-choque.

No Brasil nunca foram comercializados VW´s com o sistema de partida manual do motor por manivela. Quando a importação começou o sistema já havia sido descontinuado na Alemanha e por aqui nunca foi produzido. Talvez o único exemplar conhecido e em funcionamento hoje esteja em Curitiba, sendo que foi montado pelo seu proprietário, o Sr. João Olívio Ewert.

O vídeo do link abaixo mostra o dono de um Fusca alemão dando partida com manivela.

https://youtu.be/ipHfIpo8YOU

Mas se o seu Fusca ficou sem bateria e você não tem uma manivela nem quer fazer pegar “no tranco”, pode tentar o método demonstrado no vídeo a seguir, onde o Passo Fundo Fusca Clube ensina a dar partida no motor “no muque”. Créditos ao amigo Nereu Weber, dono do “muque” e ao saudoso e sempre lembrado Lúcio da Silva, que gravou e distribuiu o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=nrm5GIhPpGs

Um grande abraço e até a semana que vem!

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações