Vereador sugere que estacionamento rotativo opere por aplicativo

Compartilhe

A área azul digital já faz parte da rotina de muitas cidades do país, facilitando o dia a dia de motoristas que desejam ocupar os estacionamentos rotativos. A partir de uma Indicação, o vereador Dalla Lana (PTB) sugere que Passo Fundo também conte com esse serviço.

No documento, protocolado no fim de março, o vereador pede que a Prefeitura interceda junto à empresa responsável pela manutenção das áreas azuis pela implantação do sistema, que funciona por meio de aplicativo. “A nossa ideia é que a empresa providencie a contratação de uma outra empresa para a criação de um aplicativo, que poderá ser instalado nos smartphones dos motoristas”, explicou.

Entre as vantagens apontadas pelo vereador, estão a facilidade de os motoristas pagarem pelo tempo de uso da vaga, que poderão efetuar a transação virtual, e uma maior eficiência no recolhimento deste dinheiro, já que é comum os parquímetros – atuais equipamentos utilizados para a compra do ticket de estacionamento – apresentarem problemas. “Em muitas vezes, os parquímetros engolem as moedas ou os motoristas não estão carregando moedas e não conseguem trocar as cédulas de papel em estabelecimentos”, reiterou.

Uma das cidades que já contam com essa possibilidade é São Paulo, onde há inúmeras empresas que exploram o mercado da mobilidade urbana e trabalham no desenvolvimento de aplicativos para melhorar o estacionamento. Hoje, na capital paulista, os motoristas utilizam aplicativos que são customizados criteriosamente pelas empresas, seguindo as necessidades do município e os apontamentos da prefeitura e que mostram, entre outras informações, o valor do tempo e as vagas rotativas disponíveis.

O exemplo é empregado por muitas outras cidades e, conforme o parlamentar, vai ao encontro das vantagens proporcionadas pela tecnologia à vida das pessoas. “Temos uma tecnologia que permite avanços e comodidades às pessoas. O setor público também pode fazer uso dela para melhorar os serviços prestados à comunidade”, enfatiza.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores

Leia Também IMED passa a contar com espaço Pet Friendly Sábado com supermercados abertos e sem recolhimento de lixo em Passo Fundo Avançam as obras da nova escola do bairro Zachia Avenida Brasil completa um mês de obras