A importância das fibras para a saúde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. Recomenda-se a ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia. (equivalente a duas colheres de sopa de farelo de aveia, por exemplo, combinado com alimentos integrais, legumes, verduras e frutas).

Os alimentos ricos em fibras são principalmente os de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, cereais como arroz integral e milho, feijão, grão-de-bico frutas secas.

O consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde e prevenir doenças, pois elas são responsáveis pelos seguintes benefícios no organismo:

1. Combater a prisão de ventre, pois aceleram o trânsito intestinal;

2. Ajudar a emagrecer, pois aumentam a sensação de saciedade;

3. Controlar a diabetes, pois ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue;

4. Baixar colesterol e triglicerídeos, pois reduzem a absorção de gorduras no intestino e o aumento do açúcar no sangue;

5. Manter a saúde da flora intestinal, pois servem de alimentos para as bactérias benéficas que estão presentes naturalmente no intestino.

Para combater a prisão de ventre, é importante lembrar que além de aumentar o consumo de fibras, também se deve aumentar a ingestão de água, pois a água hidrata as fibras e deixa as fezes mais macias, diminuindo o risco de câncer de intestino.

Pode-se adicionar as fibras em saladas de frutas, no iogurte, sucos e até em preparações salgadas como molhos, sopas, saladas entre outros.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também A segurança pública começa com justiça social! O Fusca da Chevrolet Nomofobia (vício em celular) O retorno da alfaiataria no office look