UPF terá parque de geração solar fotovoltaica

Compartilhe

A Universidade de Passo Fundo (UPF) vem desenvolvendo um projeto que busca a implementação de energia renovável. Em fase final de construção, o Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF está sendo instalado na Quadra R do Campus I, nas proximidades do prédio do curso de Direito.

O Parque de 750 m² será contemplado com 54 painéis fotovoltaicos posicionados em estruturas fixas no solo, com potência total de 17,55 KWp. Serão dois conjuntos, de 30 e 24 módulos, dispostos na orientação Norte, obtendo o melhor índice de incidência solar na superfície dos painéis fotovoltaicos. Cada painel fotovoltaico tem dimensão de 2 metros de altura e 1 metro de largura, obtendo a potência máxima de 330 WP/módulo. A superfície total de captação da energia do sol será de 108 m², com geração de energia de até 2300 KWh/mês.

O Parque Solar Fotovoltaico está sendo realizado pela Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, por meio dos Setores Sistemas Elétricos, Engenharia e Projetos, Saneamento Ambiental, Manutenção Predial e Ajardinamento, juntamente com o grupo de Extensão Green Energy do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear). Conforme o engenheiro Rangel Casanova Daneli, o projeto conta também com participação da empresa multinacional do ramo elétrico WEG e outros apoiadores.

Segundo Daneli, o Parque Solar Fotovoltaico contempla a primeira etapa do Complexo de Energias Renováveis UPF. “Temos projeções futuras de extensão a Energia Eólica e conceitos de construções sustentáveis, bem como, tecnologias que visem à Eficiência Energética e ao uso consciente de recursos renováveis para o consumo”, destaca ele, apontando que, além do processo de Geração de Energia própria, a Instituição também visa à difusão dos conceitos tecnológicos e renováveis para toda a comunidade acadêmica, escolas, entidades, e toda a população em geral.


Créditos: Assessoria UPF

Leia Também Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada Tudo preparado para o sucesso do 3° Canto Galponeiro Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis