Mais três curiosos acessórios do Fusca

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Tão surpreendente quanto a longevidade e jovialidade do Fusca são alguns dos acessórios criados para ele.

Alguns já foram comentados aqui em nossos artigos, como o painel acolchoado e o kit Rolls-Royce. Mas esses três que trazemos hoje se destacam, e muito, pela criatividade de seus inventores.

1 – Auto-Kaffeemaschine-Hertella:  Já tomou o seu cafezinho hoje? E já tomou seu cafezinho hoje, feito no Fusca? Com a cafeteira Hertella na Alemanha dos anos 50 isso era plenamente possível. Essa mini cafeteira foi especialmente desenvolvida para ser instalada no painel do Fusca e produzia uma xícara da bebida por vez. Foi um tremendo sucesso entre taxistas da época, pois nos dias gelados do inverno alemão, o táxi que oferecesse uma xícara de café quentinho, tirado na hora, era disputado a tapas. E hoje temos Uber´s oferecendo água e balinhas como se fosse algo inédito...

2 – Bagageiro Kurt-Maruitz: Foi realmente uma ideia muito boa e uma pena que não tenha dado certo. O bagageiro das empresas metalúrgicas Kurt-Maruitz, também da Alemanha, era metálico, podendo ser pintado na cor do veículo. No formato de uma mala, era fixado com suportes nos para-choques e sobre a tampa do motor. Para ter acesso ao motor, bastava soltar um dos lados do bagageiro e levantá-lo. Muito útil e prático.

3 – Rabo de peixe: Esse acessório inútil e de gosto duvidoso, adivinhe: é brasileiro. Fabricado nas décadas de 50 e 60, a intenção era, como dizia a propaganda, “aerodinamizar” o Fusca. A “coisa” consistia em um prolongamento metálico do para-lamas traseiro, tentando imitar os carrões norte-americanos. A fabricante, Indústria Metalúrgica Neusa Ltda, oferecia ainda calotas metálicas exclusivas e tinha parceria com o fabricante do kit Rolls-Royce, caso você decidisse incrementar ainda mais o possante.

Conhece mais algum acessório extravagante dos Fuscas? Conte para a gente! Grande abraço!

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações