Alunos do Colégio Bom Conselho visitam a Câmara

Compartilhe


Ocupar um dos lugares mais importantes do município e exercer a cidadania: esses foram os focos de uma visita feita à Câmara de Vereadores por alunos do Colégio Bom Conselho. Na tarde dessa quarta-feira (25), aproximadamente 50 crianças que integram os terceiros anos do ensino fundamental da instituição conheceram os vereadores e conversaram sobre a relação do trabalho legislativo e o dia a dia dos moradores de Passo Fundo.

Após uma visita pela Casa, os alunos preencheram o Plenário, local onde acontecem os principais debates. Eles foram recebidos por vereadores, que apresentaram algumas atribuições parlamentares e explicaram a movimentação da Câmara. “Na cidade, tudo o que acontece passa pela Câmara. Aqui, nós discutimos ações para solucionar os problemas que a comunidade traz, especialmente do seu bairro”, enfatizou o presidente, Pedro Danelli (PPS).

A visita compõe um projeto desenvolvido nas salas de aula, chamado de Conhecendo Passo Fundo. Por meio de atividades, as crianças são incentivadas a ter um olhar mais profundo sobre a cidade. “O projeto acompanha as disciplinas de História e Geografia e ações realizadas o ano todo. Nós estudamos a cidade, os seus pontos turísticos e vamos além: estudamos o que ocorre nela. Pelo projeto, nós trabalhamos os três poderes políticos e, desta forma, viemos mostrar aos alunos o Legislativo”, comentou a professora Elizandra de Tomas.

Todos os anos, alunos de anos iniciais de diversas escolas visitam a Câmara, tendo despertados o senso crítico e o interesse em questões sociais. Para o vereador Renato Tiecher (PSB), que acompanhou o encontro no Plenário, o Parlamento é o lugar em que são planejadas e têm início as mudanças que impactam na vida de todos os cidadãos e, desta forma, é importante que as crianças sejam inseridas na rotina da Casa. “Vocês, que estão aqui, são o futuro de Passo Fundo. Quem sabe, daqui uns anos, possam estar sentados neste Plenário como vereadoras e vereadores, pensando em uma cidade melhor”, disse.

Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores

----

Leia Também Paralisação dos caminhoneiros: UPF suspende aulas em Casca Paralisação dos caminhoneiros: IMED mantém aulas e faltas podem ser abonadas Bernadete Maria Dalmolin é eleita na UPF Domingo no Campus ocorre neste dia 27