Fundação Lucas Araújo comemora 90 anos com várias atividades

Compartilhe

A Fundação Beneficente Lucas Araújo, em Passo Fundo, comemora 90 anos de fundação em 2018.

Foi em 1928 que, a partir da doação feita pelo Tenente Coronel Lucas Araújo, iniciaram as atividades de uma entidade voltada ao atendimento de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.

Momento marcante na história foi verificada em 1955, quando as "Damas da Caridade" passaram a administração da Fundação para a Diocese de Passo Fundo (hoje Arquidiocese). Na época, o bispo dom Claudio Colling nomeou o padre Paulo Augusto Farina para o cargo de superintendente. O seu trabalho à frente da Fundação Lucas Araújo é elogiado por toda a comunidade. Hoje o nome do padre Paulo está presente na designação do Lar da Menina.

Hoje, são mais de 400 pessoas atendidas diariamente, envolvendo mais de 100 pessoas entre funcionários e colaboradores, além de diversos voluntários e parcerias que auxiliam nas atividades.

 A Fundação mantém hoje o Lar da Menina Padre Paulo Farina, voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, a Escola de Educação Infantil Menino Deus e João Busato, para crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses; e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII.

As comemorações do aniversário começam em maio e vão estender durante o ano, de acordo com o diretor Luiz Costella. Várias atiividades serão desenvolvidas para marcar as nove décadas de atuação.  A programação terá início no mês de maio com diversas celebrações, começando no dia 12, às 15h, na ILPI. Na mesma semana, será realizado um Bazar Solidário especial, organizado pela União de Pais e Educadores da Escola (UPE), além de apresentações artísticas com o Grupo Ritornelo de Teatro. As ações seguem durante todos os meses até novembro, quando ocorre o Festival Solidário Integrado e o lançamento da música da Entidade.

Luiz Costella esteve, ao lado da jornalista Caroline Simor, e da jovem Jaqueline Campos, no programa Comando Popular, da Rádio Planalto, apresentado por Luiz Carlos Carvalho. Caroline destacou também as parcerias estabelecidas com a comunidade e o trabalho social extremamente importante para os menores e pessoas da terceira idade que são atendidos. Já Jaqueline contou a sua história de vida. Ela recordou que chegou à Fundação com quatro anos de idade, sendo acolhida pelos trabalhos prestados e hoje é funcionária da casa, tendo passado por vários setores. Jaqueline diz que a Fundação estará presente na sua existência, lembrando com carinho de todas as oficinas que participou, sendo que gostava muito da área musical e da culinária.

Durante todo o ano a Rádio Planalto estará divulgando as atividades comemorativas da Fundação Beneficente Lucas Araújo.

Leia Também Dom Rodolfo começa visita pastoral na Paróquia São José Pastoral da Saúde promove Seminário em Passo Fundo Papa Francisco anuncia 14 novos cardeais Carazinho: domingo de fé em Santa Rita de Cássia