Desintoxicando com carvão vegetal ativado

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A natureza é muito sábia, coloca produtos que auxiliam na limpeza do nosso organismo através de alguns compostos.

O carvão vegetal ativado é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio. Vale lembrar que não se trata do carvão comprado em supermercado.

Esse processo o torna um elemento bastante poroso, absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios desse importante material.

Dentre os benefícios:

Possui grande capacidade de absorver produtos químicos e toxinas, promovendo a eliminação deles através das fezes. Por esse motivo é indicado nos casos de intoxicação alimentar ou medicamentosa, bem como para limpar o organismo das toxinas nocivas ao corpo.

O carvão vegetal ativado tem grande capacidade de absorver o veneno transmitido por picadas de alguns insetos, como escorpiões, cobras, aranhas, abelhas, entre outros.

Os níveis de colesterol também são equilibrados com a utilização do carvão vegetal ativado. Um estudo publicado na revista The Lancet, por exemplo, mostrou diminuição de 41% no colesterol ruim – LDL – nos pacientes que fizeram uso de 8 gramas de carvão vegetal por dia.

Em casos de envenenamentos acidentais ou intencionais, usa-se o carvão vegetal ativado para reduzir a absorção do veneno pelo organismo. A dose a ser administrada deve ser bem superior à quantidade estimada, em peso, do veneno ingerido, em torno de 8 a 10 vezes. Este procedimento é feito em casos de emergência enquanto o paciente (inclusive animais) se encaminha para o pronto socorro onde provavelmente se fará uma lavagem gástrica para a retirada da substância venenosa, caso esta tenha sido induzida por via digestiva.

Considerando a proteção do organismo em relação a ressaca, o carvão pode ser usado ante de beber, dessa maneira poderá evitar a sobrecarga no fígado  dos efeitos do álcool.

Contudo, aliando dieta equilibrada, com elementos que auxiliem na desintoxicação, melhora a saúde e qualidade de vida.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

Leia Também Beto Campos, um profissional vencedor! Como reduzir aquela barriguinha indesejada? Vou operar! O que fazer? Decreto permite a readequação do uso de obras federais