RS: estado registrou 12 casos de malária

Compartilhe

Nessa semana, o governo lançou a campanha “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”.

Em 2017, foram notificados mais de 190 mil casos de malária no Brasil. Destes, o Rio Grande do Sul registrou 12 casos da doença.  Porém, o número de pessoas infectadas tem diminuído no país por conta dos esforços do Ministério da Saúde, que tem atuado na prevenção e controle da doença. E para alertar a população sobre a importância da prevenção e incentivar o tratamento, o Governo Federal aproveitou a data que marca o Dia Mundial da Malária, na quarta-feira (25), para lançar uma campanha com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”. Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nos últimos anos, as ações estratégicas para combater a doença foram responsáveis pela redução de casos.

“O Ministério da Saúde sempre trabalhou muito nas questões de combate ao vetor, no fornecimento de inseticidas. E no caso de pacientes nós fornecemos também os medicamentos, a parte diagnóstica, fazemos os treinamentos, distribuímos testes rápidos para que a gente possa ter epidemiológicamente, os dados melhores em relação à malária. Então nós obtivemos nos últimos 10 anos, uma diminuição de 57% no caso da malária”.

Neste ano, está previsto o envio de 130 mil testes rápidos para detectar a malária.  Além disso, será realizada a compra de mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, que serão distribuídos com base nas necessidades de cada estado e município.

Agência do Rádio

Leia Também Janeiro Roxo: mais de 20 mil casos de hanseníase são diagnosticados por ano no Brasil Lei “Programa Doadores do Amanhã” incentiva futuros doadores de sangue" HSVP faz campanha de arrecadação de vidros para leite materno HSVP registra 3448 nascimentos no ano do centenário