Verba assegura manutenção de atendimento no Hospital Bezerra de Menezes

Compartilhe


A única instituição da área psiquiátrica em Passo Fundo e região teve assegurada sua manutenção  nesta segunda-feira. Através de convênio assinado pelo prefeito Luciano Azevedo, serão repassados recursos do governo municipal para o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Uma alternativa encontrada pela administração municipal para impedir que a instituição ficasse inviabilizada financeiramente.

O convênio firmado envolve o repasse mensal de valores como forma de complementar o pagamento das internações psiquiátricas dos pacientes de Passo Fundo internados na instituição. 

Junto com o Hospital da Cidade, a mais antiga instituição médico-hospitalar de Passo Fundo, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes forma um dos maiores complexos hospitalares do Estado. Para o membro da junta administrativa do Hospital da Cidade, Paulo Adil Ferenci, este é um momento histórico. “A dificuldade da administração do Bezerra nos fez recorrer aos representantes da comunidade. Em decorrência de uma política nacional houve diminuição no repasse dos valores do SUS aos pacientes, o que culminou em um prejuízo de mais de R$ 3 milhões nos últimos anos".
Acompanharam o ato os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani, além de outras lideranças políticas e da comunidade. 


A preocupação com a situação do Hospital Bezerra de Menezes foi levantada na programação da Rádio Planalto, durante o programa Frente a Frente, apresentado por Ari Machado.


Ainda no início do ano, em fevereiro, um acordo foi firmado com o Estado para viabilizar a manutenção do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. A Prefeitura de Passo Fundo se colocou como parceira para repassar ao Hospital recursos atrasados que vai receber do Estado, possibilitando assim que as atividades sejam desenvolvidas sem prejudicar o atendimento.

(Foto: Alex Borgmann)


Leia Também Hospital São Vicente de Paulo divulga nota sobre atendimentos IMED e HC inauguram Hospital Escola Ex-ministro Chioro palestrou sobre o SUS na IMED Tchêquinho mobiliza Câmara em repúdio ao fechamento da emergência do HSVP