Dia do trabalho e do trabalhador

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
A origem da palavra "trabalho" vem do latim "tripalium" (três paus) e significa castigo. Nome do tronco onde castigavam os escravos na Idade Média. Para uns o trabalho engrandece, traz dignidade. Para outros não passa de um castigo, porque, certamente, não fazem o que gostam. 
A Bíblia apresenta o trabalho, como fruto da vontade de Deus. Isaías 28, 23-29 diz que o trabalho é uma instituição da sabedoria divina. O próprio Jesus trabalhava como carpinteiro. O apóstolo Paulo, com orgulho dizia que se sustentava com suas próprias mãos, para servir de exemplo (Atos 18,3). Ele diz em 2Tessalonicenses 3,10: "quem não quer trabalhar, não coma". Lucas 10,7 está escrito: "o operário merece o seu salário".
TRABALHE PARA HONRAR A DEUS.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo". (Colossenses 3, 23-24).
DÊ SEU MELHOR.
"As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém, as mãos diligentes lhe trazem riqueza." (Provérbio 10,24).
EVITE BRIGAS.
"Façam tudo sem queixas, nem discussões". (Filipenses 2,14).
TRATE TODOS COM RESPEITO.
"Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens."
(Tito 3,1-2).
SEJA HONESTO.
"Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios". (Salmo 112,5).
Papa Pio XII, usou, a data de 1º de maio para homenagear São José, como modelo de trabalhador; Foi uma maneira que encontrou para introduzir no mundo do trabalho o "amor", que supõe"justiça"; Capital e trabalho, direitos e deveres, patrões e operários devem convergir para um fim único: O BEM DE TODOS. 
SEJA UM EXEMPLO NO SEU TRABALHO, COM A AJUDA DE JESUS.

Leia Também O cão, o trigo e o Fusca Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” Solução para o atraso