Oncologista alerta para os cuidados na prevenção do câncer de pulmão

Compartilhe

Maio é considerado o mês para prevenção e orientação da doença

Durante o quadro Saúde em Debate desta quarta-feira (02), Patric Cavalcanti conversou com a oncologista do Hospital da Cidade, Dra. Nicoli Henn, sobre o câncer de pulmão. 

Importância no combate ao tabagismo

Para Nicoli, nos dias de hoje, se alguém quiser tomar alguma medida para não ter este tipo de câncer, a principal iniciativa é não fumar e não ficar perto de quem fuma – mesmo não sendo fumante ativo, existem muitos relatos de pacientes que possuem a doença devido à convivência com fumantes - pois o cigarro ainda é a principal causa de morte evitável, é claro, dentro de um conjunto de fatores.

Alimentação e exercícios físicos

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, visando manter uma boa relação com a balança, evita a obesidade. Se esses cuidados forem tomados, já se consegue reduzir cerca de 30% das chances de se ter um câncer.

Colocar o corpo em movimento, seguindo a sugestão da doutora, de praticar em média 150 minutos divididos na semana, colabora para evitar a doença.

Informou também, que a carne vermelha se consumida em excesso, pode se tornar uma grande vilã sendo prejudicial à saúde.

Alguns sintomas do câncer de pulmão apontadas pela oncologista

Aparecimento de tosses que não aliviam; em casos mais avançados, com a presença de sangue.

Infecções que não melhoram.

Emagrecimento; falta de apetite.

*alguns sintomas já aparecem no estágio avançado da doença.

Quando diagnosticado, o paciente passa por uma abordagem cirúrgica e logo após, médicos avaliam se há necessidade de quimioterapia, ou não.

Por isso, Nicoli alerta para a prevenção e os cuidados para que a doença seja evitada ou diagnosticada o mais rápido possível.

Da redação Rádio Planalto, Gabriela Soldá


Ouça abaixo a entrevista completa:

  • Saúde em Debate - Câncer de Pulmão

Leia Também Saúde em Debate: a importância de lavar as mãos Enfermagem: Cuidado e segurança como essências Maio Roxo: conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais HSVP divulga nota sobre Operação da Polícia Federal