Alex reivindica limpeza e manutenção de monumento na Praça Tamandaré

Compartilhe

 

Construído e inaugurado em abril de 1921 para homenagear e reverenciar a história do coronel Gervásio Lucas Annes, o monumento instalado no centro da Praça Tamandaré tem sido alvo frequente de ações de vandalismo. Nesta quinta-feira (26), o vereador Alex Necker (PCdoB) ingressou com um Pedido de Providências à Secretaria de Transportes e Serviços Gerais reivindicando a limpeza, higienização e manutenção do busto.

De acordo com o vereador, a comunidade que transita e frequenta a Praça vinha manifestando a necessidade de a Prefeitura promover um trabalho de limpeza no local. “O busto do coronel Gervásio Annes representa um reconhecimento a um cidadão importante na história de Passo Fundo. Instalado há décadas no centro da Praça Tamandaré, o monumento é alvo de depredações e pichações que, além de danificarem a peça, ainda provocam um impacto visual negativo para quem utiliza o local”, observou Alex, complementando que a manutenção do busto reforça a beleza do patrimônio público.

 

Quem foi Gervásio Lucas Annes

Nascido em Cruz Alta, em 1853, Gervásio Lucas Annes fixou residência na então Vila de Passo Fundo em 1870, com o cargo de escrivão. Autodidata, tornou-se advogado, contribuindo para a formação e organização do Partido Republicano, do qual era uma das principais lideranças, tendo sido eleito deputado Estadual na 21ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Como deputado, conseguiu aprovar a elevação da então Vila ao porte de Município de Passo Fundo. Entre os anos de 1896 a 1900, foi nomeado prefeito, sendo eleito para um segundo mandato entre os anos de 1908 a 1912, além de ter exercido a função de vice-prefeito. Gervásio Lucas Annes também contribuiu para a fundação dos municípios de Não-Me-Toque e Tapera. Faleceu em 1917, aos 64 anos.

 

Foto: Reprodução

Leia Também Alex Necker faz prestação de contas em sessão da Câmara de Vereadores Beto Albuquerque será o candidato do PSB ao Senado Projeto altera serviço de vigilância armada em instituições financeiras Vereadores reivindicam em Brasília mais efetivo para Correios em Passo Fundo