Juremir Machado da Silva ministra palestra sobre os 130 anos da Lei Áurea

Compartilhe

A noite de terça-feira, 08, contou em Passo Fundo com palestra de Juremir Machado da Silva, escritor, tradutor, professor  universitário e jornalista.  Apresenta diariamente na Rádio Guaíba o programa  ‘ Esfera Pública ‘. 

Ele esteve na cidade para realizar uma palestra  sobre os 130 anos da assinatura da Lei Áurea, com a abolição da escravatura. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na foto, Juremir está ao lado do professor José Ernani Almeida (Medischool) e o deputado estadual Juliano Roso (PCdoB).

Juremir destacou que a data a ser lembrada em 13 de maio tem um grande valor histórico no país e preciso ser destacada de forma especial por tudo o que representou para o país, especialmente para o povo negro. Lembrou também da importância de se  conhecer a história para se entender a realidade atual.

Juremir é graduado em História e em Jornalismo pela PUC-RS, tem mestrado em Antropologia pela  UFRGS  e doutorado  em Sociologia  pela Université  Paris  V – Sorbonne.  Publicou mais de trinta livros, entre ficção, ensaio e tradução.

Foi condecorado  Chevalier  de  L’ordre des Palmes  Académiques, pelo governo da França, em 2008. Venceu o prêmio  brasileiro de literatura  com a obra   “ Jango: a vida e a morte no exílio”, em 2014. 

Da  Academia  Paulista de Críticos de  Artes, recebeu o prêmio  de melhor livro na categoria  ensaio/teoria e/ou critica literária/reportagem, em  2017,pela obra  “Raízes  do conservadorismo brasileiro  -  a abolição na imprensa  e no imaginário  social”.



Foto: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto)

Leia Também Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada Tudo preparado para o sucesso do 3° Canto Galponeiro Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis