Cotrijal e Syngenta premiam campeões em concurso de silagem

Compartilhe
Ocorreu ontem à noite, terça-feira (09) em Carazinho, a revelação e entrega de prêmios aos produtores de leite campeões no 4º concurso de produtividade de silagem de milho (Sillus), realizado pela Cotrijal e Syngenta. 

Foram duas categorias, plantio sem irrigação e com irrigação. O campeão em produtividade sem irrigação, foi o produtor Nelcindo Flores, do assentamento de Não-Me-Toque. Ele tem apenas 12 hectares de terras, e cultiva milho silagem em quatro hectares. Flores, alcançou a produtividade de 61.497 mil litros de leite por hectare. Já o campeão em área irrigada foi o produtor Valdelírio, com rendimento de 64 mil litros de leite por hectare. Eles ganharão uma viagem para o nordeste e prêmio de R$ 2.500,00.
O médico veterinário da Cotrijal, Alan Rahman, chamou a atenção para diversos fatores que resultam na eficiência da produção e da silagem como alimente, que converte em leite. Dois itens relevantes são a colheita na hora certa, ou seja o grão não pode estar vertendo leite e nem muito maduro e também a colheita não pode ser improvisada. “Se vermos grão de milho inteiro nas fezes das vacas, perdemos a eficiência da silagem como alimento capaz de aumentar a produtividade de leite”, disse ele. 
Ney Mânica, presidente da Cotrijal, disse que é missão da cooperativa ajudar o produtor de leite com orientações técnicas, num setor onde a margem é apertada. Ele entende que esses concursos motivam os produtores. Eles se espelham naquilo que enxergam na atividade do vizinho, a prova é que começamos com 34 produtores quatro anos atrás e hoje contamos com 100 produtores no concurso. A produtividade acima de 60 mil litros de leite hectare é maior de que a dos produtores norte americanos, complementou o presidente. 
As principais cultivares de milho silagem disponibilizadas pela Syngenta são híbridos como maximus, feroz e defender , disse o gerente regional da companhia, Rafael Chioquetta.

Leia Também Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo realiza assembleia Secretaria do Meio Ambiente de Mato Castelhano recolhe cavalo Caminhão carregado de frangos vivos tomba entre Passo Fundo e Marau Havan: prefeito de Coxilha oferece terreno e toda a infraestrutura