STHEM Brasil: Inovação na aprendizagem do Ensino Superior em pauta

Postado por: Amilton Rodrigo de Quadros Martins

Compartilhe

Nos dias 7 a 11 de maio, um equipe da IMED, composta pelos professores Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira - Coordenador de Graduação, Andrea Quadrado Mussi - Professora do PPG em Arquitetura e Urbanismo e Fellowship de Harvard / Laspau, Amilton Rodrigo de Quadros Martins - Coordenador do InovaEdu e Professor do Curso de Ciência da Computação, e Denis Anziliero - Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, estão participando da principal formação do ano do consórcio STHEM Brasil sobre Aprendizagem Ativa, em São Paulo.

Essa formação ocorre durante toda a semana, conta com e atividades com professores das mais renomadas instituições de ensino internacionais, entre elas o MIT, Olin College e Harvard, e busca multiplicar práticas e metodologias inovadoras sobre o Ensino Superior, buscando cada vez mais engajar o estudante em um processo rico e transformador de ensino-aprendizagem.

Além da participação na formação, a IMED participa do comitê gestor do consórcio desde 2016, sendo a professora Daiane Folle, a vice presidente do comitê gestor, e a professora Verônica Bressan, do comitê organizador do evento. O consórcio é composto por 50 instituições de ensino superior privadas do Brasil, distribuídas entre todas regiões do país.

O evento foi oficialmente aberto pelo idealizador do Consórcio STHEM Brasil, Presidente do Comitê Gestor do STHEM, Diretor de Inovação do SEMESP e também Professor do UNISAL, professor Fábio Reis. Ele destacou a importância da formação para o futuro do ensino superior no país e enfatizou a colaboração de cada uma das IESs consorciadas ao enviarem 155 professores para a semana de capacitação.

O primeiro de cinco dias de Capacitação teve como tema “Investigação de ensino e aprendizagem: conectando a sala de aula com pesquisa”, com a formação do Professor Doutor Oscar Jerez Yañez, docente de educação e psicologia na Universidade do Chile.

O segundo dia de capacitação trouxe como tema: “Gamificação, aprendizagem baseada em jogos e motivação estudantil”, formação ministrada pelo Doutor Jose Oscar Mur-Miranda, Professor de Engenharia Elétrica e de Computação- Pesquisador visitante, Universidade de Harvard, Estados Unidos. Para ele, “entender que o atual aluno exige um novo cenário é também compreender que é necessário uma remodelagem no sistema de ensino para adaptação à nova realidade”. A programação completa pode ser acessada em: http://sthembrasil.com/5a-capacitacao-do-consorcio-sthem-brasil-em-lorena/.

*A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo salienta que o texto reflete a opinião de seu autor.

 

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”