Câmara de Vereadores acolhe estudantes

Compartilhe

  • A quinta-feira (10) foi dia de Sessão do Estudante na Câmara de Vereadores, em Passo Fundo. Desta vez, a ação ocorreu em dose dupla, pois alunos de duas escolas estiveram presentes na Casa. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Parlamento e de ter contato com alguns de seus representantes.

    A primeira sessão teve início às 14 horas e contou com a presença dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame. Primeiro, eles conheceram as dependências da Câmara e, em seguida, se alocaram no Plenário Sete de Agosto, onde a Sessão foi liderada pelo Presidente em exercício, vereador Roberto Toson (PSD). Ele a conduziu de modo mais informal, como um bate-papo, explicando aos estudantes sobre o funcionamento da Câmara e as funções dos vereadores e, logo, abriu espaço para as crianças que quiseram tirar dúvidas. Toson reconhece a importância destas ocasiões. “É legal trazê-los aqui, para eles verem o que a gente faz, como a gente faz, quem são os vereadores que estão aqui, porque achamos que todos acompanham a política, mas, na realidade, nós daqui que acompanhamos todo dia. A população, muitas vezes, não tem tempo de saber o que acontece aqui dentro”, relata o parlamentar.

    O vereador Rafael Colussi (DEM) também participou do momento, explicando sobre a Casa, além de tirar dúvidas que os alunos tinham sobre o meio ambiente e os animais na cidade, que correspondem às suas bandeiras estabelecidas durante o mandato. Além deles, os parlamentares Gleison Consalter (PSB) e Patric Cavalcanti (DEM) também marcaram presença na sessão.

    A professora Célia Croda afirma que essa experiência foi ótima para os estudantes, pois muitos deles não sabiam como funcionava. “Eles tiveram um bom feedback. Tiraram várias dúvidas que tinham e vão levar aos pais e à escola algumas coisas muito positivas”, afirma Célia. A aluna Maria Antônia Zago da Silva, de nove anos, diz que essa ocasião vai ajudá-los bastante porque “nós somos o futuro da sociedade”, lembra.

    A segunda parte teve início às 15 horas e contou com a presença dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Eulina Braga. Com idades entre 14 e 17 anos, os jovens participaram da sessão elegendo oito representantes, que tiveram a oportunidade de falar na tribuna e fazer alguns comentários e reivindicações.

    A professora Valéria de Mello reforça a importância dessa ocasião. “A escola tem a proposta de construir neles a ideia de que eles são cidadãos, e isso tem que partir, primeiro, deles”, reforça a educadora.

    Como um dos representantes eleitos previamente por sua turma, o aluno Luiz André Nunes, de 17 anos, se sentiu prestigiado pela oportunidade e reforçou sobre a consideração dos vereadores. “Eles tiveram muita atenção naquilo que falamos e vão fazer o possível para atender ao que nós pedimos”, afirmou Luiz.

    Esta sessão foi conduzida pelos vereadores Alex Necker (PCdoB), Rafael Colussi (DEM) e Fernando Rigon (PSDB). Eles ressaltaram a importância de a população se aproximar dos seus representantes. “Nossos gabinetes estão à disposição para que haja esse diálogo”, afirma Colussi.

    Os vereadores também reforçaram a necessidade de a juventude se envolver com a política como um todo, pois segundo Necker, “a juventude não é apenas o amanhã, mas o dia a dia. Por isso, é importante participar para termos um amanhã melhor”.

    Outro aspecto relevante destacado pelos parlamentares foi o estudo. “Ninguém chega a lugar nenhum sem estudo. Estudem sempre”, aconselhou Rigon. “Façam a parte de vocês para que, um dia, um de vocês possa estar aqui, no nosso lugar”, reforçou.

    As sugestões e reivindicações dos estudantes foram anotadas. Os vereadores sinalizaram que encaminharão Pedidos de Providência ao Executivo para solucioná-las.


    Foto: Comunicação / Câmara de Vereadores


Leia Também Vereador Tchequinho exalta ações de educação para o trânsito Ex-vereadores recebem homenagem Vereadores autorizam a contratação de profissionais para o Samu Vereadores aprovam relatório final das atividades da Comissão Especial