Maio Roxo: conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Compartilhe

No quadro Saúde em Debate desta quarta-feira (16), Patric Cavalcanti conversou com a proctologista Dra. Ornela Cassol. O assunto em destaque foi o Maio Roxo, considerado o mês de prevenção às doenças inflamatórias intestinais.

A proctologista mencionou que as doenças mais conhecidas são a de Crohn e a retocolite ulcerativa.

A doença de Crohn é uma inflamação crônica intestinal que afeta todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon. Também conhecida por Ileíte, enterite regional ou colite, dependendo qual região afeta.

A retocolite ulcerativa trata-se de uma doença que acomete o intestino grosso (cólon e reto). Caracteriza-se por inflamação da camada superficial do intestino chamada de mucosa. A doença não tem causa definida, portanto não há tratamento específico para sua cura. No entanto, é passível de controle através de medicamentos.

Os principais sintomas, segundo a doutora, são a diarreia crônica, sangramento nas fezes, dores abdominais, perda de peso e anemia. “Todos esses sintomas estão envolvidos com as doenças inflamatórias intestinais e necessitam avaliação médica para se obter um diagnóstico e um tratamento mais precoce o possível, em virtude das complicações que podem apresentar se não tratadas.” alerta Ornela.

São doenças autoimunes, não possuindo uma causa específica, assim, podemos considerar como fatores responsáveis a genética, a alteração do sistema imunológico, a alimentação e outros fatores ambientais.

Não existe uma cura definitiva e sim tratamentos, os quais se realizados corretamente, efetivamente tornam nulos os sintomas no paciente.

Apresentando os sintomas, o paciente será tratado por um gastroenterologista ou proctologista, estes, sendo os médicos responsáveis e mais envolvidos nestes tipos de casos. Pode-se procurar uma Unidade Básica de Saúde, ou um clínico geral para realizar a primeira avaliação que posteriormente encaminhará ao especialista.

Da redação Rádio Planalto, Gabriela Soldá

Ouça o áudio da entrevista completa:

  • MAIO ROXO | Entrevista com Ornela Cassol - Saúde em Debate

Leia Também Dia D de Doação de Sangue em Passo Fundo Cardiologista do HC participa de treinamento nos EUA Governo cubano anuncia saída do programa Mais Médicos HSVP promove Mateada da Prematuridade