Cidadão pode consultar a obra do seu município no painel nacional

Postado por: Marlon André Kamphorst

Compartilhe

O Painel de Obras, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, disponibiliza acesso livre às informações de obras cadastradas nos Sistemas de Transferências Voluntárias da União (SICONV), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Avançar do Governo Federal. Tem como objetivo facilitar o acesso aos dados de obras desses sistemas para a sociedade e a outras esferas de Governo, permitindo de forma intuitiva, flexível e rápida, acessar informações referentes a valores de investimentos, execução física e execução financeira das obras. O Painel de Obras é um painel que reúne informações de obras por todo o País. A ideia é possibilitar a visualização dos valores investidos, situação atual, execução física e execução financeira das obras.

Por exemplo, para o Município de Passo Fundo aparecem cadastradas no Painel 62 (sessenta e duas) obras com investimento total de R$ 400,39 milhões, cuja origem são 35 do SICONV, 23 do PAC e 4 do programa AVANÇAR. Constam como 41,94% das obras em execução e 46,77% concluídas. De igual forma, aparecem também os valores vinculados a cada órgão federal, sendo que mais investiu no Município foi o Ministério das cidades com 287,9 milhões e 90 milhões do Ministério dos Transportes. Entre as obras efetivas constam no painel a Construção de unidade Básica de Saúde no Bairro Victor Issler, Construção de Pista de Skate no Parque da Gare e Modernização da Infraestrutura do Estádio Fredolino Chimango, e projetos aprovados do ano de 2018 como Quadras Esportivas nas Escolas de Passo Fundo vinculados ao Ministério da Educação.

Outras cidades da região como Carazinho/RS constam 41 obras ao valor de 149,06 milhões, Marau/Rs aparecem 32 obras ao custo de 50,44 milhões e Erechim 221,06 milhões para o repasse de 221,06 milhões. Pesquise o seu município e o tipo de executor nas caixas de seleção abaixo ou selecione uma UF no mapa ao lado.

Acesse o link:

http://paineldeobras.planejamento.gov.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=paineldeobras.qvw&lang=en-US&host=QVS@17-0112-b-ias08&anonymous=true

Opinião da coluna: Os cidadãos possuem essa importante ferramenta para ver se a sua obra está sendo executada, ou a fase em que se encontra. Poderá facilmente ser visualizada pelo Painel, que se posta também como importante instrumento para os Municípios acompanharem o andamento dos convênios, recurso e contratos com os Ministérios. Bem como se coloca como uma importante forma de pesquisa para as pessoas e os gestores comparar os recursos e obras dos municípios.

 

Leia Também Correios está resolvendo seus problemas O time que perdeu para ele mesmo Alimentos transgênicos e potenciais riscos para a saúde Vou operar! O que fazer?