Neckle faz explanação sobre trabalhos do Legislativo

Compartilhe

Neckle fala sobre ações encadeadas pelos vereadores

O vereador Paulo Neckle (MDB) usou seu espaço do Grande Expediente desta quarta-feira (16) para chamar atenção da população e das mídias locais ao trabalho que a atual Legislatura vem fazendo. Foram citados temas que estão em pauta e que mobilizam os parlamentares, como as questões do reassentamento de famílias beira-trilho e da remodelação do aeroporto Lauro Kortz.

Neckle afirma que, “quando a Câmara de vereadores é provocada, as reações são altamente positivas. Essa Casa está dando resposta toda vez que ela é citada ou procurada para qualquer coisa”. A partir disto, o parlamentar aproveitou o espaço para chamar os colegas de Plenário a refletir sobre o momento da Casa. Segundo ele, “de alguns anos para cá, o poder Legislativo está ficando pequeno”. Desta forma, o vereador conclama que todos os demais fiquem atentos ao que ocorre em torno do Poder Legislativo, para que não se crie uma má imagem deste contra a população e a imprensa. O vereador expôs sua visão de que “há momentos em que o Legislativo é diminuído em relação aos demais poderes” e completa dizendo que todos os poderes são iguais, tendo mesma força e tamanho.

Para corroborar essa ideia, Neckle lembra que a Casa “tem dado respostas à demanda da sociedade”. Citou, por exemplo, o conjunto de emendas impositivas que os vereadores aprovaram no ano passado e que devem ampliar a Segurança Pública. “Foram mais de R$ 2 milhões para compra das câmeras, que ajudarão na segurança da comunidade”.

Após, lembrou a ida até Curitiba dos parlamentares Rudimar dos Santos (PCdoB) e Pedro Danelli (PPS), atual Presidente da Câmara, para tratar da possibilidade de reassentamento dos habitantes beira-trilho, que vivem em áreas de risco de domínio da Companhia Ferroviária Rumo.

Este tema rendeu apartes por parte do próprio vereador Rudimar, que comentou sobre a situação atual e as perspectivas de uma solução junto à Companhia Rumo. Nisto, o vereador Neckle alertou que, “caso ocorra alguma tragédia naquele local, irão acusar o Executivo, sendo que aquela área não pertence ao Município, e, sim, à Rede Ferroviária Federal”.

Rudi lembrou também que a remoção das famílias daquele local é uma questão “delicada e demorada”, mas confia que essa pauta tenha um desfecho feliz para todos os envolvidos. Nesse contexto, outros parlamentares participaram do espaço, tendo apartes concedidos. Como os vereadores Aristeu Dalla Lana (PTB), reforçando que “está na hora de ter mais vontade de resolver esta questão”, e João Elói da Costa (MDB), que questiona alguns critérios de invasões, feitas por pessoas que têm melhores condições de vida, além de solicitar uma “boa fiscalização” para combater as ocupações nesses moldes.

Outro tópico comentado pelo orador foi o aeroporto Lauro Kortz e sua remodelação, que contou com diversas ações propositivas por parte dos legisladores, incluindo uma menção feita pelo vereador Leandro Rosso (PRB), saudando o vereador Paulo pelo seu empenho em acelerar o processo. Neckle ressaltou que a resolução sairá em breve e que “os pessimistas que sigam assim, pois nós, os 21 vereadores somos otimistas. Nós não brincamos”, afirma o vereador.

Os vereadores Luiz Miguel Scheis (PDT) e Saul Spinelli (PSB) participaram do espaço para reforçar o otimismo frente ao início das obras no local e também que os movimentos feitos pelos legisladores são corretos. Spinelli reforçou que “a população tem que cobrar efetivamente soluções”, de modo que aos vereadores cabe “fazer o acompanhamento correto das questões, cada um em sua área”.

Por fim, Neckle celebrou o trabalho que os vereadores exercem junto às demandas solicitadas, além do diálogo constante que é feito com o Executivo Municipal e com as instâncias estadual e nacional. Além disso, reforçou a relevância de abordar, no espaço, temas que “preocupam a comunidade de Passo Fundo”.

Foto: Comunicação / Câmara de Vereadores


Leia Também Haddad e partido de Ciro vão à Justiça para cassar chapa de Bolsonaro Vereadores discutem mudanças no regimento interno Ibope divulga pesquisa para segundo turno do RS Vereador Paulo Neckle demonstra preocupação com a saúde local