Eleições para a Reitoria da UPF acontecem na próxima quarta-feira

Compartilhe


A composição da nova Reitoria que estará à frente da Universidade de Passo Fundo (UPF) até 2022 será conhecida na próxima quarta-feira, 23 de maio. Duas chapas disputam um total de 17.847 votos, sendo 15.950 de alunos, 1.188 de funcionários e 709 de professores.   A comunidade acadêmica votará das 9h às 21h30min, em 36 mesas eleitorais disponíveis nas diversas unidades acadêmicas e na estrutura multicampi. A votação será informatizada, com a utilização de terminais de computadores. A Comissão Eleitoral lembra que o voto é pessoal e facultativo e que cada eleitor deverá identificar-se através de documento de identidade que deve ser apresentado à mesa eleitoral antes da assinatura da lista de votantes.

Quem pode votar

Toda a comunidade acadêmica da UPF poderá participar da escolha dos novos dirigentes da Instituição, com exceção apenas dos professores convidados e substitutos. Têm direito a voto os professores em exercício na Universidade, ainda que em licença para tratamento de saúde; os professores vinculados à Universidade que estejam frequentando cursos no país ou no exterior; os funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo, com exercício em funções vinculadas à Universidade; os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; e os representantes da comunidade que integram os órgãos colegiados superiores da Universidade.

Na proporção, os votos de cada categoria têm pesos diferenciados: votos dos professores e dos representantes da comunidade têm peso setenta (70) e os das demais categorias, cada uma, têm peso quinze (15).

Mesas eleitorais

Serão disponibilizadas 36 mesas eleitorais, sendo que em cada uma delas haverá duas urnas de votação. As mesas estarão situadas nos campi I e II, em Passo Fundo, e na estrutura multicampi. Em quatro mesas eleitorais universais qualquer eleitor pode votar. Essas mesas estarão distribuídas no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg)-B2, Centro de Ensino Médio Integrado(CEMI) e no Centro de Convivência. Nos demais locais, somente alunos e funcionários de suas respectivas unidades poderão votar. Os funcionários não vinculados à uma unidade acadêmica devem votar em uma das mesas universais. Já os professores, podem votar em qualquer mesa eleitoral.

Documentos

A Comissão informa que é imprescindível a apresentação de um dos documentos para votar: crachá de identificação, Documento de Identificação Estudantil, Carteira de Identidade ou de Motorista. Caso o eleitor não tenha um documento de identificação, ele não será autorizado a votar.

Apuração

A apuração dos votos será feita no Centro de Eventos da UPF, após o término das eleições, previsto para às 21h30min.

Confira as nominatas das duas chapas que disputam a Reitoria da UPF:

Chapa 1-UPF Mais

Reitoria: Agenor Dias de Meira Junior

Vice-Reitoria de Graduação: Rosani Sgari

Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Jurema Schons

Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários: Edemilson Jorge Ramos Brandão

Vice-Reitoria Administrativa: Adriano Lourensi

Chapa 2-Movimento Ação UPF

Reitoria: Bernadete Maria Dalmolin

Vice-Reitoria de Graduação: Edison Alencar Casagranda

Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Antonio Thomé

Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários: Rogerio da Silva

Vice-Reitoria Administrativa: Cristiano Roberto Cervi

Leia Também Matrículas nas escolas da rede municipal iniciam nesta quarta-feira Período de férias favorece surgimento de vagas de estágio Lar da Vovó: crianças fazem visita e emocionam as vovós Filósofo Ricardo Vélez Rodríguez é indicado para ministro da Educação